Agenda

AGO
31
1º Semuro - Seminário de Mobilidade Urbana da Região Oeste

Data: 31 de agosto de 2013
Cidade: Barueri-SP
Local: Câmara Municipal de Barueri-SP
Organizador: MOSCA - Movimento Social Contra Abusos

Resumo: O Seminário de Mobilidade Urbana da Região Oeste SP é um evento que busca o debate entre especialistas, sociedade e autoridade locais, para a implementação de soluções aos problemas de trânsito, transporte público e de mobilidade urbana


1º SEMURO - Seminário de Mobilidade Urbana da Região Oeste

 

DATA: 31 de agosto de 2013 – sábado

 

HORÁRIOS: 

13h00 às 14h00 – Credenciamento
14h00 – início
18h30 previsão de término

 

LOCAL: Câmara Municipal de Barueri 

Al. Wagih Salles Nemer, 200 - Centro Comercial - Barueri - SP - Brasil - CEP 06401-134 Fone: (0XX11) 4199-7900

Apresentação dos Palestrantes do MOVIMENTA – 1º SEMURO – Seminário de Mobilidade Urbana da Região Oeste:

 

Apresentação:

O Seminário de Mobilidade Urbana da Região Oeste SP (SEMURO) é um evento que busca o debate entre especialistas, sociedade e autoridade locais, para a implementação de soluções aos problemas de trânsito, transporte público e de mobilidade urbana nas cidades da Região Oeste de São Paulo (Barueri, Santana de Parnaíba, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco e Cotia).

 

Considerando-se a região oeste de São Paulo, o SEMURO é o principal fórum para apresentação e debate de questões mobilidade urbana (congestionamentos, ciclovias, transporte público – VLTs, BRTs, trens, metrôs, etc), reunindo cientistas de renomadas universidades, especialistas em urbanismo / transporte, autoridades e sociedade.

 

O SEMURO é promovido pela própria sociedade civil, contando com a organização e promoção por parte do “MOSCA - Movimento Social Contra Abusos”.

 

O SEMURO’2013 tem apoio da “Câmara Municipal de Barueri” e do “Portal Mobilize Brasil”

 

Palestras convidadas:

1. Palestra do especialista em Mobilidade Urbana, Eng. Luiz Carlos Mantovani Néspoli

Tema: Lei de Mobilidade Urbana. Educar para rever a maneira de pensar a mobilidade urbana. Modos de transportes e o papel no sistema de mobilidade - BRTs. 

Biografia: Engenheiro Civil e Superintendente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Gerente de Educação de Trânsito, do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito - CETET, Companhia de Engenharia de Tráfego - CET/SP.

 

2. Palestra do deputado federal Carlos Zarattini

Tema: Conjuntura Nacional de Transportes, Bilhete Único Metropolitano e Redução a zero do Pis e Cofins do Transporte Coletivo que alcança o rodoviário, metroviário, ferroviário e hidroviário.
Biografia: Economista, ex-Secretário de Transportes da cidade de SP na gestão Marta Suplicy, atualmente deputado Federal e representante da Frente Parlamentar do Transporte Público (FPTP). Foi o criador do Bilhete Único.

 

3. Palestra do Engenheiro Lúcio Gregori

Tema: Aprofundar e esclarecer sobre a viabilidade do projeto Tarifa Zero - Integral.
Biografia: Engenheiro, Músico, Ex- Secretário de Transporte da Cidade de SP nagestão Erundina e criador do projeto Tarifa Zero, proposta defendida pela “MPL – Movimento Passe Livre”.

 

4. Palestra do Jornalista Marcos de Sousa (Mobilize Brasil)

Tema: Cenário da Mobilidade Urbana do País e cidades da nossa região.
O Mobilize será representado pelo jornalista Marcos de Sousa, responsável pelo conteúdo portal, cuja plataforma fora idealizada pelo Ricky Ribeiro. Hoje o Mobilize é referência nacional em mobilidade, reunindo informações, dados e indicadores sobre mobilidade no país. Em breve o Portal Mobilize disponibilizará o mapa de mobilidade urbana do Brasil.

 

5. Palestra da Dra. Iremar Cappellini Masano

Tema: Ações eficazes voltadas para a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Biografia: Dra. Iremar Cappellini Masano, terapeuta ocupacional e presidente do VSB – Vivendo Sem Barreiras.

 

6. Palestra da Srta. Mayara Vivian (porta voz da MPL-MOVIMENTO PASSE LIVRE)

Tema: “A importância de Movimentos Sociais e Mobilizações Nacionais de 2013”

Biografia: MPL foi batizado na Plenária Nacional pelo Passe Livre, em janeiro de 2005, em Porto Alegre. Mas antes disso, há seis anos, já existia a Campanha pelo Passe Livre em Florianópolis. Fatos históricos importantes na origem e na atuação do MPL são a Revolta do Buzu (Salvador, 2003) e as Revoltas da Catraca (Florianópolis, 2004 e 2005). Em 2006 o MPL realizou seu 3º Encontro Nacional, com a participação de mais de 10 cidades brasileiras, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra].

 

Tema: apresentação do Projeto de Modernização da Mobilidade Urbana em Barueri, considerando os padrões internacionais de sustentabilidade, e as melhores práticas aplicadas em cidades modelos ao redor do mundo.
Biografia: Engenheiro Mecânico formado na UNESP, hoje atua como engenheiro de projetos na empresa Diversey.

 

REALIZADORES:

MOSCA – Movimento Social Contra Abusos
GRUPO MOBILIDADE URBANA – Barueri, Santana de Parnaíba e região

 

APOIO:

PORTAL MOBILIZE BRASIL
CÂMARA MUNICIPAL DE BARUERI
PREFEITURA DE BARUERI




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário