Agenda

MAI
28
Brasília ganha projeto de compartilhamento de bicicletas públicas

Data: 28 de maio de 2014
Cidade: Brasília-DF
Local: Estação Memorial JK
Organizador: Governo do Distrito Federal

Resumo: Parceria entre o governo do Distrito Federal, Samba/Serttel e Itaú Unibanco viabiliza programa de compartilhamento de bicicletas para mobilidade urbana e transporte sustentável

 

O Governo do Distrito Federal, em parceria com a Samba/Serttel e o Itaú Unibanco, vai inaugurar, no dia 28 de maio, as 10 primeiras estações do Projeto Bike Brasília -  programa de mobilidade urbana que promove o compartilhamento de bicicletas. O projeto vai disponibilizar, inicialmente, 10 estações e 100 bicicletas.

 

O ato de inauguração das estações de bicicleta de aluguel será às 9h, na Estação Memorial JK. Em seguida, o governador Agnelo Queiroz - acompanhado de autoridades, ciclistas e estudantes - realizará um passeio até a Estação Centro de Convenções, utilizando as bikes de aluguel.

 

Na ocasião, o governador também vai anunciar um pacote de medidas que visam o incentivo ao uso de bicicletas como modal de transporte. Também serão entregues 15 bicicletas aos alunos da escola CEF 32, de Ceilândia. A iniciativa integra o Projeto Caminhos da Escola.

 

Como funciona o sistema

A parceria público-privada prevê que sejam implantadas, ao todo, 40 estações, com 400 bikes disponíveis em setores estratégicos da Capital Federal. Para o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, a chegada do Bike Brasília vai “integrar o transporte público e trazer mais conforto para quem trabalha na área central de Brasília”, além de promover o turismo na cidade.

 

O sistema funciona da seguinte forma: as bicicletas estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, das 6h às 0h. Para utilizar as bikes, será necessário preencher um cadastro pela internet (por meio do site www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia) e pagar uma taxa anual de R$ 10.

 

A bicicleta pode ser usada gratuitamente por uma hora. Para que a gratuidade seja assegurada por mais de uma vez em um mesmo dia, deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 15 minutos para a retirada da bicicleta pelo mesmo usuário. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer a pausa, serão cobrados R$ 5 por cada hora excedente.

 

Para destravar a bicicleta, o usuário pode usar o aplicativo para smartphones ou ligar, do telefone celular, para o telefone 4003-9846. As estações do Bike Brasília funcionarão por meio de energia solar e serão interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com a Central de Controle Samba 24 horas por dia.

 

A central irá monitorar, em tempo real, toda a operação do sistema, garantindo a melhor distribuição das bicicletas. O usuário vai poder contar com atendimento via celular e callcenter.

 

O Bike Brasília é uma iniciativa semelhante aos bens sucedidos Bike Rio, Bike Sampa, Bike PE (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes), Bike Salvador e Bike Porto Alegre, que se tornaram referências no compartilhamento de bicicletas no país. No Rio de Janeiro, por exemplo, o projeto, que foi o primeiro do país - implantado em outubro de 2011 -, registra mais de 3 milhões de viagens e cerca de 200 mil usuários cadastrados.

 

“Acreditamos no potencial de Brasília e queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Entendemos que uma maneira de fazer isso é incentivar o uso seguro das bicicletas no dia a dia da população, pois as bikes são uma alternativa viável para o deslocamento em pequenos trajetos”, afirma Cícero Araujo, diretor de Relações Institucionais e Governos do Itaú Unibanco.

 

As bicicletas, desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis (Serttel), têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 15 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização, sistema de identificação e trava eletrônica. Como uma ferramenta de segurança para os ciclistas, as bicicletas compartilhadas do Bike Brasília têm os pneus largos para reduzir a velocidade e as cores fortes ajudam na visualização.

 

"O Bike Brasília vai contribuir muito com o movimento urbano que vem acontecendo em grandes cidades e que prioriza as pessoas e não os carros”, comenta Angelo Leite, presidente da Serttel/Samba Transportes Sustentáveis.

 

Confira abaixo a relação das estações que vão funcionar a partir do dia 28 de maio:

·  Memorial JK

·  Praça Buriti

·  Centro Convenções/Estádio

·  Rodoviária

·  Torre TV

·  Setor Hoteleiro Norte

·  Setor Hoteleiro Sul

·  Catedral

·  Esplanada dos Ministérios (2 estações)

 

Serviço:

Site para acesso dos usuários: www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia

Central de Informações e Retirada da bicicleta: 4003-9846 ou pelo aplicativo do smartphone.

 

Informações para imprensa:

Secretaria de Governo

Gizele Chaves - (61) 3961-4570 – ascom.gov@gmail.com

 

Samba/Serttel

Juliana Cookie – (11) 3845-1858 – imprensa@movesamba.com

 

Itaú Unibanco

Matheus Fierro – (11) 5019-8880/8881 – imprensa@itau-unibanco.com.br




Brasília ganha projeto de compartilhamento de bicicletas públicas
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário