Agenda

MAI
05
AGO
04
Design de Mobilidade Urbana: Curso de Pós-graduação no Senac SP

Data: 05/05/2015 a 04/08/2015
Cidade: São Paulo-SP
Local: Centro Universitário Senac - Santo Amaro
Organizador: Senac

Resumo: A pós-graduação em Design de Mobilidade Urbana é oferecida no Centro Universitário Senac - Santo Amaro, zona sul da capital paulista. As inscrições poderão ser realizadas até 4 de agosto, pelo Portal Senac - www.sp.senac.br/posgraduacao.

O curso de Design de Mobilidade Urbana tem como objetivo a especialização de profissionais, advindos de diferentes áreas do conhecimento, para avaliar, identificar, propor e desenvolver diferentes soluções integradas de mobilidade urbana, tratando de forma sistêmica desde o macro desenho da cidade até o micro objeto, que nela está inserido.

Carga horária: 366 horas

 

Mercado de Trabalho
 
Atuação no Mercado de Trabalho:
O profissional irá responder a demandas e a propor projetos relacionados à mobilidade urbana por meio do design, desde a elaboração de planos urbanísticos de mobilidade urbana até o design de veículos, passando por equipamentos acessórios e serviços associados à essa mobilidade. Todo o desenvolvimento acontecerá em equipes multidisciplinares que articulam as múltiplas e diferentes capacitações necessárias para tais projetos e ações.

Panorama de Mercado:
No Brasil, a infraestrutura urbana não conseguiu acompanhar o crescimento desordenado oriundo da migração das pessoas para os grandes centros. As instalações urbanas despreparadas, a ineficiência das operadoras de transportes públicos, aliada à facilidade da aquisição de veículos de passeio, foram alguns dos inúmeros fatores para instaurar o caos nas metrópoles.

Inquestionavelmente, há uma necessidade emergencial de se pensar e propor soluções sustentáveis e amigáveis ao cidadão. Soluções que fomentem políticas de planejamento integrado e sejam parte importante do desenvolvimento destas, e que também encorajem mudanças e promovam um novo pensamento baseado na gestão estratégica da mobilidade, dedicada ao ser humano e ao seu bem-estar.
Metodologia
 
Neste curso será utilizada uma série de abordagens e ferramentas de projeto oriundas do Metadesign, Design Estratégico e do Design Thinking. A proposta é que os participantes sejam capazes de construir hipóteses de projeto ao longo de todos os componentes curriculares amparados pelos métodos citados.

Componentes curriculares
- Cultura e Sociedade
- Design de Transportes
- Introdução ao Projeto de Mobilidade Urbana
- Urbanismo e Planejamento Urbano
- Ecologia e Sustentabilidade
- Inovação em Tecnologias Veiculares
- Modelos Estratégicos de Negócios e Serviços
- Projeto Sistêmico
- Pesquisa Aplicada à Mobilidade Urbana
- Projeto Conceitual
- Projeto Desenvolvimento
- Trabalho de Conclusão de Curso
Certificação
 
Pós-graduação lato sensu Especialista em Design de Mobilidade Urbana (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Processo Seletivo
 
Inscrições abertas de:  05 de maio de 2015 a 04 de agosto de 2015.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Serviço:

Pós-graduação Design de Mobilidade Urbana

Local: Centro Universitário Senac – Santo Amaro

Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, nº 823 – Santo Amaro – São Paulo 

Inscrições: até 4 de agosto

Início: 2º semestre de 2015

Valor da inscrição: R$ 50

 

Mais informações: www.sp.senac.br/posgraduacao


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Natália - 29 de Julho de 2015 às 14:35 Positivo 0 Negativo 0

Muito boa a proposta do curso. Infelizmente moro e trabalho no Rio e não posso cursá-lo. Espero que, em breve, este curso possa ser oferecido na modalidade à distancia.

Clique aqui e deixe seu comentário