Agenda

OUT
13
OUT
16
III Seminário Internacional Mobilidade e Transportes

Data: 13 a 16 de outubro de 2015
Cidade: Brasília-DF
Local: Câmara dos Deputados
Organizador: PPGT - UnB

Resumo: Seminário vai debater temas relativos a Mobilidade Urbana com a participação da equipe do doutorado do PPGT da UnB e especilistas do Brasil e do mundo.

 

Os desafios da mobilidade urbana têm sido cada vez mais estudados e debatidos. Pode-se retratar essa problemática, entre outras, frente aos crescentes congestionamentos, que geram problemas ambientais, sociais e econômicos, combinados com a ausência de soluções integradas e de priorização do transporte público e de outros modais não motorizados.

 

Essas características e visões sobre a mobilidade não são restritas ao Brasil. É, nesse contexto, que, em outubro de 2015, especialistas e catedráticos, além de figuras notáveis do cenário mundial, reconhecidas na discussão de mobilidade urbana, reunir-se-ão em Brasília – DF, para debater sobre o tema “Visão Integrada de Mobilidade, Uso e Ocupação do Solo” com base em conceitos, teorias e experiências bem-sucedidos em outras realidades.

 

Por iniciativa da Universidade de Brasília – UnB, em parceria com a Câmara dos Deputados, a terceira edição do Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes – SIMT será realizada no Auditório Nereu Ramos, localizado nessa Casa legislativa.

 
O evento incentiva a reflexão e a disseminação, aos gestores municipais e à sociedade civil, das teorias, práticas e políticas nacionais e internacionais para mobilidade, uso e ocupação do solo nas cidades.
 
Serão tratados temas como: mobilidade, uso e ocupação do solo; dimensão político- institucional das cidades, entendida como a organização e a operacionalização da mobilidade e sustentabilidade; urbanismo e planejamento de transportes; princípios participativos e democráticos para a melhoria da qualidade de vida das cidades; mobilidade segura; tecnologia da informação e inovação tecnológica nas metrópoles globais; mobilidade na perspectiva do comportamento humano e financiamento da infraestrutura de mobilidade. As conclusões decorrentes do evento poderão orientar as diretrizes e políticas para os investimentos, as obras e a melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.
 
Nas mesas de debate, pesquisadores do Brasil, Canadá, Chile, da França, Espanha, Holanda, EUA, Portugal; gestores públicos das três esferas do governo brasileiro e de governos outros países; empresários; industriais; representantes da comunidade técnica e científica e da sociedade civil organizada discutirão experiências e soluções para a mobilidade urbana.
 
Os painéis serão moderados pelo corpo acadêmico da Universidade de Brasília e pelos Deputados Federais, com sessão de perguntas e de debate público após a apresentação dos debatedores. O evento ocorrerá entre os dias 13 a 16 de outubro de 2015, na Câmara dos Deputados, aberto ao público e com transmissão por meio da TV Câmara. As inscrições são gratuitas e limitadas. Bom evento a todos!

Mais informações e inscrições: www.seminarioppgt.com.br

III Seminário Internacional Mobilidade e Transportes

III Seminário Internacional Mobilidade e Transportes

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário