Agenda

JUL
09
JUL
10
1ª Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob.re)

Data: 09 a 10 de julho de 2016
Cidade: Recife-PE
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Organizador: ActionAid, Ameciclo, Frente de Lutas pelo Transporte Público e outras

Resumo: Nos dias 9 e 10 de julho, no Centro de Ensino e Graduação (CEGOE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), organizações sociais promovem a I Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob.re)

 

 

As organizações ActionAid, Ameciclo, Frente de Lutas pelo Transporte Público, Rede Meu Recife, Pedala Rural e o Observatório do Recife, irão promover entre os dias 9 e 10 de julho, no Centro de Ensino e Graduação (CEGOE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a I Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob.re). 

 

O objetivo do evento é abrir um canal ampliado de discussão com a sociedade e qualificar o debate sobre o tema incidindo de forma mais participativa e coordenada na construção do Plano de Mobilidade Municipal. 

 

Além disso, a conferência terá como resultado a elaboração de um documento diretivo que será apresentado ao Instituto Pelópidas Silveira, para inclusão no Plano Municipal de Mobilidade, e aos candidatos a prefeito da cidade do Recife. Também estão participando Centro Vivo, Cicloação, Clube de Engenharia, Coletivo Recife, Coletivo Setúbal, Coletivo URBES, Movimento Recife Acessível, ANTUERF e Direitos Urbanos.

 

No Recife, o órgão responsável por deliberar e propor políticas e diretrizes gerais de mobilidade é o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). Neste conselho, há duas vagas para representantes dos usuários, eleitos por meio de Conferências Municipais de Trânsito e Transporte. Mas desde 2007 não é realizada esta Conferência no Recife. 

 

Assim, um dos principais espaços de diálogo com a população na construção das políticas públicas de mobilidade, não representa de forma ampla a sociedade. De acordo com Lígia Lima, do Observatório do Recife, é nesse contexto que surge a necessidade de promover a Conferência Livre de Mobilidade.”Estamos oferecendo um espaço onde a população será amplamente ouvida, para além dos dois únicos integrantes do CMTT, representantes de usuários de transporte”, destaca.

 

A democracia participativa é baseada na participação social e na democratização das informações. No Recife, os espaços de participação da sociedade nas políticas de mobilidade estão fragilizados. Apesar de a legislação do município prever espaços de participação na Lei Orgânica, no Plano Diretor e como diretriz da Política de Mobilidade, os cidadãos recifenses não são incluídos na tomada de decisão sobre as políticas de mobilidade e não são comunicados adequadamente sobre as instâncias de participação social da cidade.

 

Os interessados em participar da I Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob.re) podem fazer sua inscrição gratuitamente pelo site do eventoOu pelo fone (81) 3418.1180.

 

As inscrições estarão abertas até que sejam preenchidas as 200 vagas. Corra para fazer a sua!

 

Serviço

I Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob-re)

Quando: Entre 9 e 10 de julho, das 8h às 18h

Onde: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – CEGOE)

Inscrições: Pelo site www.colmob.re ou pelo fone (81) 3418.1180, das 9h às 17h

Informações adicionais: Fanpage da Conferência: facebook.com/colmob.re


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário