Agenda

SET
14
SET
17
XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

Data: 14 a 17 de setembro de 2017
Cidade: Salvador-BA
Local: Complexo Costa do Sauípe - Bahia
Organizador: Abramet

Resumo: Encontro acontece de 14 a 17 de setembro, no Complexo da Costa do Sauípe, com participação de especialistas de todo o Brasil
 
Temas fundamentais à mobilidade saudável e à prevenção de acidentes integram o XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego e I Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego, de 14 a 17 de setembro, a partir das 9h, no Complexo Costa do Sauípe, na Bahia.
 
Reunindo mais de 2,5 mil profissionais de todo o Brasil, entre médicos, psicólogos e representantes de Departamentos e Conselhos Estaduais de Trânsito, o encontro é realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e traz discussões importantes sobre a saúde no trânsito e mobilidade, como por exemplo: atualização de doenças do sono e risco de direção veicular; alcoolemia X direção veicular; mobilidade sustentável; transporte veicular seguro de crianças; celular X acidentes de trânsito, dentre outros.
 
Reduzir acidentes
Segundo Juarez Molinari - presidente nacional da Abramet -, o objetivo maior do Congresso é qualificar especialistas ligados à área de saúde e mobilidade humana e diminuir ao máximo o alto índice de acidentes em todas as vias. “É um evento de grande relevância para todo o Brasil e o primeiro a ser sediado na América do Sul, o que reforça a conscientização de um trânsito mais seguro e o bom relacionamento com os parceiros e apoiadores ligados à Medicina de Tráfego”, conta.
 
Dividido em segmentos de cursos pré-congresso, conferências, mesas-redondas e pôsteres, o encontro irá promover discussões e direcionar conteúdos importantes para as áreas de acessibilidade, políticas públicas, meio ambiente e mobilidade sustentável, tendo como público-alvo profissionais como médicos, engenheiros, especialistas em medicina de tráfego, educadores, legisladores e psicólogos, além de técnicos das áreas de trânsito, planejamento urbano e segurança.   
 
Preservar vidas
De acordo com o presidente da Abramet-BA, que também preside o XII Congresso Brasileiro de Medicina e Tráfego, Antônio Meira, o Congresso tem uma tradição de ser realizado a cada dois anos, sempre com a finalidade de contribuir e preservar vidas, diminuindo o sofrimento causado pelos infortúnios no trânsito. 
 
“Este ano, estamos inovando com a apresentação do evento em Costa do Sauipe, na Bahia e, contamos com a parceria da Associação Brasileira de Psicologia de Trânsito (Abrapsit), com a certeza de que será uma grande oportunidade de congregarmos os médicos, psicólogos e demais profissionais que se interessam pela medicina, psicologia e segurança de tráfego, focando sempre no intercâmbio científico como forma de prevenção dos acidentes de trânsito”, diz Meira.
 
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial do Congresso e seguir as orientações da página. 
 
Programação
 
Com vagas limitadas, o congresso não só orienta e traz discussões sobre saúde e mobilidade como também promove diversos cursos para o melhor aprimoramento dos profissionais participantes. Dentro da programação, estão os cursos realizados no pré-congresso. 
 
São eles: Atualização e Novidades no Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM); Avaliação de Candidatos a Condutor com Mobilidade Reduzida - inclusão de PCD´s - Treinamento Especial para Juntas Médicas (PCDS); Curso APH - Atendimento Pré Hospitalar - Teórico (APHT); Curso APH - Atendimento Pré Hospitalar - Prático; Curso de Fisiologia do Voo - Pré-requisito da ANAC para Transporte Aero médico (FVOO); Atualização e Reciclagem em Avaliação Psicológica (RECP) e Curso de Treinamento em Testes Psicológicos para Tráfego (CTTP). 
 
Mesas-redondas
Entre as mesas-redondas, temas atuais e de grande apelo e interesse entre os profissionais como: Desafios do Trânsito Contemporâneo; Modelos Possíveis de Inclusão para Deficientes no Trânsito: pedestre e motoristas; A Importância da Habilitação Psicológica na Habilitação do Motorista; Exame Toxicológico de Larga Janela: Avaliação dos 18 Meses de Implantação; Mortes no Trânsito; Avaliação Multidisciplinar de Candidatos e Condutores; Atualização em Ressuscitação Cardiopulmonar no Atendimento Pré-Hospitalar; O Alto Custo Social dos Acidentes com Motocicletas: perspectivas e soluções; Valorização do Trabalho Médico e Psicológico: Aspectos financeiros e éticos; Prevenção de Acidentes de Trânsito: campanhas efetivas para atingir à população; Transporte Alternativo: modernidade e riscos de bikes, skates e outros meios; Atualização de Doenças do Sono e Risco de Direção Veicular; Novas Tecnologias X Riscos de Acidentes: smartphones e aplicativos, qual a solução? Avaliação Funcional da Capacidade Psíquica do Candidato/Condutor; A Apresentação do Trabalho: 12 melhores trabalhos em apresentação oral; Exames Toxicológicos em Motoristas C, D e E – abordagem interdisciplinar; Redução da Mortalidade no Trânsito: ações concretas; Uso de drogas Ilícitas por Motoristas. Abordagem, Diagnóstico e Medidas a Serem Tomadas e Educação para o Trânsito: presente ou futuro?
 
Blitzs educativas 
Durante o evento, a Abramet - em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a ONG Criança Segura -, realizará blitzs educativas na região de Mata de São João, onde fica localizado o Complexo de Costa do Sauipe, prestando esclarecimentos sobre como colocar os dispositivos de retenção de crianças, as cadeirinhas, nos bancos dos carros, orientando os condutores a fim de assegurar a vida e a segurança dos menores no trânsito.
 
Sobre a Abramet
Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego-Abramet é uma entidade médica, sem fins lucrativos, que congrega os especialistas em Medicina de Tráfego (Resolução CFM nº. 1.634/2002), desenvolvendo ações, estudos e pesquisas visando à prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana, procurando evitá-los ou mitigar a dor por eles provocada.
 
A Abramet expande divulga e incentiva, em todos os níveis, o conhecimento sobre as questões relacionadas à medicina e segurança de tráfego, através de campanhas educativas, estudos e ações de prevenção, zelando pelo nível ético, eficiência técnica, sentido social e aperfeiçoamento do exercício profissional da medicina e da segurança de tráfego no país.
 
Serviço
XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego e I Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego
Data: 14 a 17 de setembro (quinta a domingo)
Horário: 9h
Local: Complexo da Costa do Sauípe, Bahia

XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário