Agenda

MAI
30
SET
04
Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE)

Data: 30/05/2017 a 04/09/2017
Cidade: Santos-SP
Local: Campus da USP, em Santos-SP
Organizador: Grêmio da Escola Politécnica da USP

Resumo: Iniciado no ano passado, o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE), programa de busca de soluções para cidades brasileiras da Escola Politécnica da USP, terá nova edição neste ano.

 

Com o tema Cidade do Futuro, alunos de engenharia brasileiros e estrangeiros poderão se inscrever e ser contemplados com até R$ 20 mil para desenvolver o próprio projeto.

 

A primeira edição teve a participação de 44 alunos de seis países e nove universidades. O vencedor foi o projeto Smart Canaries, que propôs instalar sensores em ônibus de linha para analisarem continuamente a qualidade do ar dos locais por onde circulam. Em seguida, esses dados seriam usados para compor gráficos e mapas e também comparados a outros indicadores, auxiliando gestores a tomar decisões que possam melhorar o ambiente urbano. 

 

O EILE foi criado pelo grêmio da Escola Politécnica da USP baseado no International Summer University for Intercultural Leadership, organizado pela UNESCO (Projet Alladin) em parceria com a Comissão Europeia (Erasmus+). 

 

Além do desenvolvimento dos projetos, o concurso inclui uma semana de atividades em Santos com o tema Cidade do Futuro. 

 

“O EILE é um projeto inovador, pois explora o multiculturalismo, a multidisciplinaridade, a integração do meio acadêmico com os setores público e privado e o espírito empreendedor dos alunos”, ressalta o ex-presidente do Grêmio Politécnico e idealizador do projeto, Eduardo Raya. 

 

Segundo Raya, a ideia é atuar diretamente nas cidades brasileiras, levando o conhecimento e a produção científica da Universidade para o poder público e para a sociedade, e para isso foram firmadas parcerias com diversas prefeituras, como a de São Paulo, Ribeirão Preto, Santos e Piracicaba.

 

Programa

As atividades do EILE serão realizadas no período de 4 a 10 de setembro no campus da USP, em Santos. Depois, os grupos de alunos terão dois meses para estruturarem as propostas e seis meses para que o melhor projeto seja desenvolvido. 

 

As inscrições começam no dia 30 de maio e mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelo e-mail eile@gremiopolitecnico.com.br


Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE)

Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE)

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário