Agenda

AGO
02
AGO
18
Exposição Fotográfica "Bancos: Contemplar e Integrar"

Data: 02 a 18 de agosto de 2017
Cidade: São Paulo-SP
Local: Casa de Portugal - Av. da Liberdade, 602 - SP
Organizador: Casa de Portugal e Centro Universitário Belas Artes

Resumo: Exposição "Bancos Contemplar e Integrar", da fotógrafa Catarina Machado, traz a São Paulo 20 imagens de bancos captadas em sua viagem por cidades e aldeias de Portugal no inverno de 2017.

O mobiliário urbano, como o banco de sentar, faz parte da função integradora do indivíduo com suas ações como "encontrar, reunir, conversar, trocar, amar, admirar". No conjunto de 20 bancos selecionados para esta exposição, a fotógrafa paulistana Catarina Machado apresenta a diversidade regional e os diferentes desenhos e materiais que expressam as características próprias de cada região portuguesa.

A Fotógrafa
Catarina Machado nasceu em São Paulo em 1998 e desde muito pequena demonstrou suas aptidões para a fotografia, ao capturar imagens em suas viagens. Atualmente é aluna do curso de Fotografia do Centro Universitário Belas Artes. Nesta exposição, Catarina fotografou 292 bancos durante 25 dias em várias localidades de Portugal; praças ruas e parques, com as mais variadas formas e enquadramentos. Num primeiro momento pensou em fotografar bancos ocupados por pessoas mas depois de algumas experiências decidiu retratar os bancos e sua paisagem do entorno sem a presença humana: “Descobri que por detrás de cada banco há uma história densa que justifica a sua presença ali. A sua estrutura, os materiais utilizados, a sua localização em relação ao Sol, o seu estilo, seu tamanho, tudo tem um porquê em função da sua utilidade e do público a que se destinam". "Fico imaginando quantas estórias já foram 'ouvidas' por esses bancos, desde uma história de vida, discussões políticas, jogos de futebol, a situação da economia ou até mesmo triviais conversas de vizinhas”, acrescenta a jovem fotógrafa.

Exposição
A mostra fotográfica “Bancos, Contemplar e Integrar”, da fotógrafa Catarina Machado, será inaugurada no dia 2 de agosto, a partir das 19h. E estará aberta ao público na Galeria de Artes da Casa de Portugal, entre os dias 4 e 18 de Agosto de 2017, de segunda à sexta, das 9 às 17 horas, com entrada franca.


Exposição Fotográfica "Bancos: Contemplar e Integrar"

Convite da exposição "Bancos: Contemplar e Integrar"

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário