Agenda

ABR
23
ABR
24
Oficina de Formação pela Bicicleta / Centro-Oeste

Data: 23 a 24 de abril de 2018
Cidade: Brasília-DF
Local: Guará/DF
Organizador: Bike Anjo e UCB

Resumo: O Bike Anjo e a UCB - União de Ciclistas do Brasil, por meio da campanha Bicicleta nos Planos, estão organizando uma Oficina de Formação pela Bicicleta em cada região do país, sendo a da região CENTRO-OESTE em Guará/DF, nos dias 23 e 24 de abril

 

A oficina é gratuita tem o objetivo de gerar conhecimento e experiência no âmbito do planejamento, implantação e monitoramento de políticas de bicicleta, em conexão com outras políticas públicas urbanas, para técnico(a)s e gestore(a)s de prefeituras que trabalham e/ou se interessam pela bicicleta e também pessoas que fazem parte de associações, movimentos e coletivos da sociedade civil ou academia que promovem a bicicleta no Centro-Oeste. Número de participantes: até 30 pessoas.

 

Conteúdo básico

1) Por que promover a bicicleta: traremos argumentos com relação a custos ambientais e socioeconômicos das cidades e como a bicicleta pode contribuir com estas diferentes agendas.

 

2) O que compõe uma política da bicicleta e como ela se integra a outras políticas urbanas: abordaremos e trabalharemos nos componentes de uma política da bicicleta e discutiremos como estratégia de promoção da bicicleta a sua integração com outras políticas urbanas, como as políticas de saúde, de esporte e lazer, ambientais e de mudanças climáticas ou até mesmo econômicas;

 

3) Ferramentas de planejamento participativo e implementação da bicicleta na cidade: passaremos por metodologias práticas de planejar e garantir participação na promoção do uso da bicicleta na cidade e desenvolver de fato a implementação destes planos.

 

4) Experimentação prática destas ferramentas: realizaremos um laboratório prático com visita técnica na cidade onde a oficina será realizada para experimentar as ferramentas propostas e caminhos possíveis para trabalhar o tema em sua cidade.

 

Quando e onde

23 e 24 de abril de 2018, entre 9h e 18h, em Guará/DF. O local exato será divulgado às pessoas selecionadas, mas será na região administrativa de Guará no Distrito Federal.

 

Alguns detalhes importantes:

 

•a oficina acontecerá das 9h às 18h entre os dias 23 e 24 de abril

•durante a oficina, haverá alimentação para os presentes

•os custos com hospedagem e translado serão por conta dos participantes

 

SOBRE O PROJETO BICICLETA NOS PLANOS

O projeto é realizado pelas associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do iCS – Instituto Clima e Sociedade, e tem como objetivo engajar e assessorar municípios para a inclusão da bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana e outras ferramentas de planejamento e implementação da bicicleta nas cidades brasileiras.

 

Saiba mais: www.bicicletanosplanos.org


Oficina de Formação pela Bicicleta / Centro-Oeste

Oficina de Formação pela Bicicleta / Centro-Oeste

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário