Acessibilidade Sobre Rodas

13
maio
Publicado por Raquel Paoliello no dia 13 de maio de 2016

Olá galera, tudo bom??

Eu sempre fui completamente ligada em música. Sempre gostei de muito de sair com os amigos para badalar, e o fato de eu ser cadeirante nunca impediu isso, muito pelo contrário, algumas vezes até ajuda. Mesmo eu dependendo de carona ou de um táxi acessível para auxiliar em minha locomoção, eu consigo fazer com que meus programas aconteçam da melhor forma possível, do jeito que tem que ser.

Em São Paulo, a maioria das casas que eu geralmente frequento são acessíveis. No começo deste mês, fui a um show na casa Tom Brasil e fui super bem recebida. Essa casa tem um diferencial que também ajuda:, se o deficiente comprar ingresso especial pelo site e/ou bilheteria, o seu acompanhante terá direito a meia – entrada. Logo que cheguei ao local, fui direcionada ao lugar reservado para deficientes, que é numa mesa. Tive uma perfeita visão do palco e curti muito o show!!! Só há uma ressalva a ser feita: no final do show, mais precisamente nas últimas 2 músicas e no bis, o público inteiro se levantou, subiu nas cadeiras e veio para perto do palco, me impedindo de assistir o final do show da maneira correta. Eu tentei pedir para o pessoal se sentar, mas é claro que não adiantou! Nessa hora ninguém respeita os deficientes, né? Mas isso está completamente errado!!!!!!

Irei citar um último exemplo aqui de uma balada que eu sempre frequento chamada Brook´s Bar. Apesar desta balada possuir 2 andares, ela é completamente acessível. Possui rampas de  acesso na entrada e banheiros acessíveis. O deficiente pode circular livremente, pois o espaço é grande, mas se vocês quiserem garantir um bom lugar e ficar perto do palco, a dica é chegar cedo, pois só há mesas nos camarote, este é acessível e longe do palco.

Qual seria a solução para os deficientes serem mais respeitados em espaços culturais? Em minha opinião, deveria existir um local específico para nós, onde pudéssemos assistir aos espetáculos com o mínimo de segurança e conforto. Isso ocorre no Espaço das Américas. O jeito é lutarmos ainda mais pelos nossos direitos, certo?

Espero que com esse post, eu tenha incentivado vocês a sair muito mais!!!!!

Beijos, Ra

Visão geral do palco da casa.

Visão geral do palco da casa.

Show na casa Tom Brasil que fui da cantora Sandy. Essa foto foi na saída do show, no camarim da mesma ;)

Show na casa Tom Brasil que fui da cantora Sandy. Essa foto foi na saída do show, no camarim da mesma 😉



Compartilhe

Comente

2 Comentários