Acessibilidade Sobre Rodas

03
setembro
Publicado por Raquel Paoliello no dia 03 de setembro de 2016

Olá pessoal,
 
Eu resolvi compartilhar com vocês neste post uma das coisas mais interessantes que a Prefeitura de São Paulo oferece para as pessoas com deficiência. Este serviço, o Atende, é coordenado pela SPtrans para permitir a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida.
 
É um Serviço de Atendimento Especial gratuito, do tipo porta a porta, que leva e traz o usuário de volta ao seu destino.
 
230520126141

Mas para o usuário poder usufruir deste benefício ele deve fazer uma inscrição prévia. Para isso, o usuário ou seu responsável devem comparecer a uma das subprefeituras autorizadas, com todos os documentos necessários, incluindo uma ficha de avaliação médica. Depois de passar por várias etapas, o processo será iniciado e caso a análise da SPTrans seja positiva o usuário estará inscrito e poderá fazer uso do transporte.
 
O público atendido por este serviço é de deficientes físicos (deficiência temporária e permanente), autistas e os que possuem surdocegueira. Existem dois tipos de viagens oferecidas: regulares e eventuais. Viagens regulares são aquelas em que o usuário utiliza a van todos os dias ou em períodos necessários. Já as eventuais são aquelas viagens que são feitas sem periodicidade ou sem frequência semanal, como por exemplo, uma consulta médica ou um exame.
 
A viagem eventual também pode ser agendada para um evento de lazer, desde que o mesmo promova interação e inclusão dos deficientes com a sociedade. Outra informação importante é que a viagem eventual precisa ser agendada com, no mínimo, 20 dias de antecedência com a Central Atende. Para agendar, deve-se ligar para o número 0800155234.
 
atende1

O usuário pode levar ou não um acompanhante, caso necessite, porém isso precisa estar especificado na ficha de avaliação médica, que é entregue ao usuário e precisa ser devidamente preenchida.

 

O Atende já ganhou por vários anos consecutivos o Prêmio Marca Brasil, que é um dos prêmios multissetoriais mais importantes do país na categoria Entidade do setor de reabilitação das pessoas com deficiência.

 

Em minha opinião, o Atende é muito bom. O atendimento da Central e dos motoristas é ótimo. Uso há bastante tempo e, por experiência própria, posso dizer que não tenho muito do que reclamar; o único ponto que devemos chamar atenção é o estado das vans: a maioria delas não está com boa conservação.

 

Se toda a sociedade tivesse a ideia de promover a inclusão e ajudar os deficientes da forma que o Atende faz, sem sombra de dúvidas seríamos uma sociedade muito melhor! Devemos lutar cada vez mais pela inclusão.

 

Até o próximo post,

Beijos, Raquel

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Raquel Arruda Raquel Arruda
Jornalista formada pela Unip em 2021, Raquel Paoliello continua a vencer barreiras - físicas e imaginárias. Embora sofra de paralisia cerebral congênita, ela explica: "a deficiência nunca foi uma barreira para mim. Muito pelo contrário; ando (na minha cadeira de rodas) sempre com um sorriso no rosto e uma imensa vontade de viver". Apaixonada por literatura e música, neste blog ela quer mesmo é privilegiar a discussão sobre a inclusão e a luta pela acessibilidade e contra o preconceito.

Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social