Acessibilidade Sobre Rodas

23
março
Publicado por Raquel Paoliello no dia 23 de março de 2016

Procuro lutar cada dia mais pela inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade e o Acessibilidade Sobre Rodas vai falar sobre vários assuntos, porém nosso ponto principal será sempre a acessibilidade.

 

Este blog tem como objetivos: combater o preconceito, lutar por mais acessibilidade e inclusão social.

 

Para começar, vou fazer um comparativo dos meios de transporte que são – ou estão tentando chegar lá – acessíveis na cidade de São Paulo. A maioria deles demorou muito tempo para chegar numa condição favorável, que seja aprovada pelos usuários (alguns deles ainda não são). Irei destacar os três principais, como usuária:

 

•  Ônibus: Para os deficientes andarem de ônibus há dentro deles um local especial, onde a cadeira deve se encaixar; este mesmo local serve para o deficiente visual que pode sentar e acomodar com total conforto seu cão guia. Porém há um problema a ser resolvido: nem todas as linhas são acessíveis e os deficientes ficam horas aguardando um ônibus e muitas vezes o veículo vem lotado, impossibilitando a circulação dos deficientes. Apenas 75% da frota está adaptada.

 

bus

 

•  Trem: No caso do trem, ele é um poucomais vazio, mas mesmo assim ainda tem muito o que melhorar. A distância entre o trem e a plataforma é muito grande e o tempo de abertura e fechamento das portas muito curto. As estações de trem possuem acessibilidade e no trem tem um local sinalizado especifico para deficientes.

 

Trem CPTM

•Metrô: Em minha opinião, o metrô é o meio de transporte que possui mais acessibilidade. Nas estações de metrô têm um lugar específico para o cadeirante e para a pessoa com obesidade mórbida aguardarem o trem; dentro do vagão, há um local sinalizado específico para cadeirantes e nas estações têm elevador. E é uma estação ou outra que não tem elevador, mas quando isso acontece há sempre um bombeiro treinado para auxiliar o cadeirante a chegar na plataforma.

 

metro 11

 

Os deficientes têm direito ao Bilhete Único Especial. Este bilheteé igual ao bilhete normal, com o diferencial que a passagem é gratuita para o usuário e um acompanhante e ele é válido no ônibus, trem e metrô na cidade de São Paulo.

 

Mais informações no link: http://bilheteunico.sptrans.com.br/comoObterDeficiente.aspx

 

Beijos e até a próxima pessoal 😉



Compartilhe

Comente

2 Comentários