Acessibilidade Sobre Rodas

27
setembro
Publicado por Raquel Paoliello no dia 27 de setembro de 2017

Semana da Mobilidade

 

Olá pessoal,

Esse mês, o Acessibilidade sobre Rodas coloca em pauta dois assuntos muito importantes a serem discutidos, que são: a semana da mobilidade e a Paulista aberta. Há mais ou menos dois anos, a prefeitura da cidade quis fazer uma experiência, que foi fechar a Paulista todos os domingos e feriados para carros. liberando a avenida somente para ciclistas e pedestres. Desde outubro de 2015, todos os domingos, a avenida passou ser fechada para os veículos das 10h às 18h, de ponta a ponta, desde a Praça Osvaldo Cruz até a Rua da Consolação.

Nesta semana vi na tevê o lançamento do documentário “Paulista aberta pelas pessoas”, que explica a importância da medida e faz uma análise de seu impacto na vida da cidade como um todo, da luta popular às discussões, passando também é claro, pela mobilidade. Já pude curtir, algumas vezes, a experiência de passar pela nossa Paulista sem carros… e super aprovei. Se vocês quiserem conferir o documentário, é só clicar aí embaixo 🙂


Semana da Mobilidade
Semana passada, de 18 a 22 de Setembro aconteceu a Semana da Mobilidade. O enfoque principal é mostrar a importância de caminhar pela cidade e de usar outros meios de transporte que não sejam o carro, como por exemplo a bicicleta, ônibus e metrô. Vamos andar mais a pé, assim podemos contribuir com a mobilidade urbana e dizer não á poluição!!

Eu e minha família, sempre levamos em consideração, antes de qualquer coisa, a acessibilidade e a mobilidade. Já fiz várias viagens, com meus pais passando por cima de vários problemas de acessibilidade como as famosas calçadas de paralelepípedo. E muitas vezes, prefiro, ” caminhar ” com minha cadeira de rodas, andar de bike, ônibus ou metrô do que optar pelo carro.

Afinal, quando optamos por não utilizar o carro, além de diminuir a poluição, podemos andar pelas cidades com um pouco menos de pressa – se é que isso é possível. Que tal apreciar mais as belezas de nossas cidades?

Convido vocês, a descobrirem suas cidades com outros meios de transporte: ir trabalhar de bicicleta, por exemplo. No metrô, no ônibus, enquanto sua parada, não chega, você pode ler um livro, se informar ou fazer o que quiser! Este investimento de deixar o carro na garagem, vale a pena.



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Raquel Arruda Raquel Arruda
Jornalista formada pela Unip em 2021, Raquel Paoliello continua a vencer barreiras - físicas e imaginárias. Embora sofra de paralisia cerebral congênita, ela explica: "a deficiência nunca foi uma barreira para mim. Muito pelo contrário; ando (na minha cadeira de rodas) sempre com um sorriso no rosto e uma imensa vontade de viver". Apaixonada por literatura e música, neste blog ela quer mesmo é privilegiar a discussão sobre a inclusão e a luta pela acessibilidade e contra o preconceito.

Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social