Acessibilidade Sobre Rodas

22
julho
Publicado por Raquel Paoliello no dia 22 de julho de 2016

Olá,

Este mês o blog Acessibilidade Sobre Rodas chama atenção para a acessibilidade nos estabelecimentos bancários. Eu mesma sempre tive bastantes dificuldades com os caixas, pois há a questão das vagas demarcadas que nunca são respeitadas (os dois tipos: deficiente físico e idoso) ou simplesmente não existem! O acesso dos bancos na maioria das agências está incorreto por vários motivos como escadas ou até mesmo as calçadas que são irregulares.

 

Recentemente, fui a uma agência do Bradesco próxima à minha casa, e pude perceber que, a agência não possuía nem estacionamento e muito menos vaga demarcada na porta. Algum tempo depois, eu fui à mesma agência, a fim de saber por que isso ocorre e o gerente me disse que eles fecharam o estacionamento por conta de furtos e alagamentos.

 

Mas isso não está correto. Precisamos de estacionamento na porta do banco para que possamos fazer tudo com segurança.  Segundo a lei 12.821 de 7 de Abril de 1999 é obrigatório que estes estabelecimentos possuam acesso na porta giratória, e também mantenham acesso com rampas e muitas agências não cumprem esta lei, pois os deficientes em geral possuem dificuldades de circulação para entrar nas agências, sejam eles cadeirantes ou não.

 

Outro ponto importante para citar são os transportes públicos. Por exemplo, eu tenho facilidade de chegar a uma agência se for de ônibus; porém não há condição nenhuma de fazer o mesmo caminho a pé: as calçadas da região onde moro estão em péssimo estado.

 

Para finalizar, vou citar aqui outro caso que aconteceu comigo. Certa vez fui a uma agência do Banco do Brasil e não consegui entrar porque minha cadeira não passava pela porta giratória. Tive que ficar esperando mais ou menos uns dez minutos até o gerente liberar minha entrada; após esse acontecimento, obviamente perguntei por que isso ocorrera. Este mesmo gerente me disse que a demora se deu por conta de uma ligação para Brasília, isso quer dizer que, eu não posso simplesmente entrar num banco sem antes haver a liberação a partir de nossa Capital Federal??????!!!!!!
E como ficam os direitos e deveres dos deficientes?

Banco Bradesco

Uma vaga demarcada que está ocupada por vasos: tem algo errado aí e devemos tomar providências!!!

Uma vaga demarcada, ocupada por vasos: tem algo errado aí e devemos tomar providências!!!



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Raquel Arruda Raquel Arruda
Jornalista formada pela Unip em 2021, Raquel Paoliello continua a vencer barreiras - físicas e imaginárias. Embora sofra de paralisia cerebral congênita, ela explica: "a deficiência nunca foi uma barreira para mim. Muito pelo contrário; ando (na minha cadeira de rodas) sempre com um sorriso no rosto e uma imensa vontade de viver". Apaixonada por literatura e música, neste blog ela quer mesmo é privilegiar a discussão sobre a inclusão e a luta pela acessibilidade e contra o preconceito.

Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social