Brasilia Para Pessoas

25
junho
Publicado por Brasília no dia 25 de junho de 2017

03423_17-06-2017_CauaIuri_Travessia Faixa_Desrespeito_Video_print screen

No dia 17/6 (sábado), ao voltar com as crianças para casa, fomos surpreendidos por um motorista que nos ignorou durante a travessia e passou em alta velocidade pela faixa. Apesar do aceno insistente do meu filho, o motorista passou direto, sem cerimônia. A cena está gravada no vídeo (clique para acessar).

 

Infelizmente o desrespeito é comum. As freadas bruscas e colisões próximas às faixas revelam que o respeito à faixa de pedestre enfraqueceu. A campanha de respeito à faixa, que tornou a capital federal referência, completou 20 anos em abril.

 

 DSC00476_30-10-2015_AsaNorte_W5_UniCEUB_Faixa Pedestre_Atropelamento_edit  ???????????????????????????????
 DSC09208_09-10-2015_AsaNorte_W5_UniCEUB_Faixa Pedestre_Acidente_Carros_edit  DSC09700_13-10-2015_Acidente_Eixo Monumental_Engavetamento_edit

Freadas brusca, colisões e insegurança nas proximidades das faixas de travessia em Brasília.

 

Os dados sobre atropelamentos são preocupantes: em 2016, 133 pedestres foram mortos (em 2015, foram 112). E apenas na última semana três pedestres foram atropelados, um deles na faixa de travessia.

 

Nos comentários no vídeo postado no facebook, mais queixas quanto ao desrespeito na travessia.

Face_Uira_Video Desrespeito_Comentario_1

Face_Uira_Video Desrespeito_Comentario_2

 

Campanhas educativas são necessárias, assim como fiscalização regular, com agentes de trânsito na rua, para coibir o desrespeito na faixa. As infrações costumam ser causadas pelo excesso de velocidade e pela distração (celular ao volante).

 

– Texto original divulgado junto com o vídeo no facebook:

Flagrante de desrespeito à faixa de pedestre em Brasília (Asa Norte). Muitos motoristas ignoram até mesmo quando crianças imploram para atravessar…

Na capital “moderna”, com fama de respeito ao pedestre, a imprudência (excesso de velocidade) e a distração (uso de celular ao dirigir) agravam a insegurança.

Não foi a primeira vez – e duvido que seja a última – que um motorista ignora totalmente a nossa travessia. Felizmente estou aqui postando o vídeo-denúncia, com meus meninos em casa. Se não tivesse lhes ensinado desde cedo a ficarem alertas aos aloprados de plantão, poderia estar agora apreensivo num leito de hospital.

Ao andar e pedalar na selva brasiliense tem que estar sempre atento para sobreviver!

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social