Brasilia Para Pessoas

23
maio
Publicado por Brasília no dia 23 de maio de 2023

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Notei que, há algum tempo, o Departamento de Trânsito (Detran/DF) auxilia na travessia do Eixinho, em ponto específico da Asa Norte. O Eixão do Lazer tem atraído ainda mais pessoas desde o início da pandemia do Covid-19 e, na altura da 111 Norte, há concentração de atividades: música, brinquedos para as crianças, aluguel de bicicletas, opções diversas de alimentação e triciclos.

Em frente ao Plaza Shopping os agentes de trânsito passaram a sinalizar com cones e placa de advertência durante o funcionamento do Eixão do Lazer. Os agentes também controlam o fluxo de carros e liberam passagem para os pedestres. Vi inclusive redutor móvel de velocidade.

Sinalização e redutor de velocidade para travessia segura no Eixinho.

Fica o registro dessa boa iniciativa de garantir a preferência aos mais vulneráveis. Como diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o maior protege o menor, o motorizado protege o não motorizado e todos prezam pela vida do pedestre. Atravessar por cima é muito mais confortável e seguro do que percorrer as passagens subterrâneas.  

Que bom seria ter mais travessias por cima, não só aos domingos, mas também em dias de semana. Essa iniciativa poderia ser replicada para outros pontos do Eixinho. E por que não fazer um teste de travessia por cima – com agentes de trânsito ou semáforos – nos pontos de maior movimento de pedestres em dias de semana?

VÍDEO



Tags:, , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social