Cidade Ativa

20
abril
Publicado por Cidade Ativa no dia 20 de abril de 2016

Já falamos aqui no Blog Cidade Ativa sobre a crise de mobilidade que vivemos em todo o mundo e a importância de se incentivar deslocamentos ativos: o crescimento desordenado das cidades e o planejamento pensado para carros criou ambientes urbanos que desencorajam a prática de atividades físicas no dia a dia, deixando seus cidadãos propensos ao sedentarismo e doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso. Por outro lado, quanto mais uma cidade é amigável ao pedestre, melhor será a vida de todas as pessoas que a habitam.  

 

Caminhar pela cidade incentiva a troca de ideias e a ocupação ativa dos espaços públicos, deixando as ruas mais seguras. Nos últimos anos, vêm ganhando força diversas iniciativas que se dedicam a explorar o tema da mobilidade a pé, a entender as necessidades dos pedestres e a buscar soluções para tornar nossas cidades mais acessíveis e caminháveis. São organizações que vêem o andar a pé como a forma mais democrática, sustentável, saudável e econômica de se deslocar pela cidade e atuam na promoção da mobilidade a pé em todo o país.

 

Nesse contexto, junto com a Corrida Amiga e apoio do Instituto Clima e Sociedade, estamos dando um novo passo: lançamos o Como Anda, uma pesquisa que busca compreender o movimento que promove a mobilidade a pé no Brasil através do mapeamento de quem atua e como atua. Ao compreender as formas de atuação, para quais níveis estão direcionados os esforços dessas organizações e as escalas nas quais o tema é debatido, será possível encontrar lacunas e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às organizações existentes de norte a sul do país.

 

O processo de construção da pesquisa envolveu especialistas de diversas áreas: legislação, inovação e empreendedorismo, comunicação, técnica e sociedade civil. Através de um processo de cocriação baseado nas diferentes experiências de cada um, foi possível traçar um panorama do cenário atual da mobilidade a pé no Brasil e das oportunidades que a pesquisa traz com o mapeamento dos atores deste movimento.

 

 

 

 

Inaugurada no mês de abril, a pesquisa mapeará organizações em todo o país nos próximos meses através de um questionário online que coleta informações sobre seu perfil e forma de atuação. Para o Como Anda, entende-se por organização qualquer grupo de pessoas, formalizado ou não, que atua de forma coordenada no tema. Podem ser ONGs, coletivos, empresas, órgãos públicos, entre outros. A participação de cada organização será fundamental para o entendimento deste cenário atual e para a compreensão das oportunidades para a evolução do movimento como um todo.

 

Algumas informações sobre as organizações mapeadas até o momento já podem ser visualizadas no próprio site e, ao final da pesquisa, os dados serão sistematizados em um relatório e disponibilizados a todos. Espera-se que estes resultados sejam uma ferramenta para que todos os agentes possam identificar possíveis atuações, viabilizar parcerias e potencializar suas ações.

 

 



Compartilhe

Comente

One Trackback

  1. By O rápido declínio da Cultura do Automóvel on 5 de maio de 2016 at 22:24

    […] também, o levantamento “Como Anda” organizado pelo pessoal do Cidade Ativa e Corrida Amiga, que pretende mapear as organizações brasileiras que […]

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Cidade Ativa A organização Cidade Ativa é formada por colaboradores de diversas áreas que acreditam em cidades e estilos de vida mais saudáveis. Para nós, cada edifício, praça, escada ou calçada esconde uma oportunidade de redescobrir a cidade e promover hábitos mais ativos. Por isso, pesquisamos a relação entre saúde, comportamento e a forma dos centros urbanos para elaborar projetos que incentivem as pessoas a sair de casa e participar ativamente na transformação de suas comunidades.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Patrocínio
Banco Itaú
Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Empresa Vencedora 2º Prêmio Estadão PME
Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSaez Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação