Milalá

11
February
Publicado por Mila no dia 11 de February de 2014

Vamos falar de calçada? Pois é, tem muita calçada perfeita pelo mundo afora. Algumas trazem segurança, são confortáveis, têm passeios largos, são planas, com pisos lisos e adequados para cadeiras de rodas, carrinhos de bebê, patinetes, skates e patins. Encontramos rampas de acesso em todas as esquinas e boa sinalização.
 
Ops, acho que você está se fazendo a seguinte pergunta: qual o endereço dessas calçadas? Como já comentei, podemos encontrá-las pelo mundo afora e, podem ter certeza, são muito bem-vindas. Vou dedicar este post às calçadas de Manhattan, em Nova York. Foi nestas calçadas que descobri que posso perfeitamente caminhar e ser bem feliz.
 
DSC09663 calcadas
 
DSC06067 calcadas
 
Em Manhattan, minha atenção maior é dirigir a minha scooter vagarosamente, pois sempre há muita gente nas ruas. Posso apreciar tudo e todos, pois você anda com muita segurança e, sem a preocupação de desviar de buracos e pisos irregulares, dá pra se deliciar com tudo o que está à sua volta. Em Manhattan, cada canto tem uma construção com arquitetura linda e moderna, uma loja charmosa, um restaurante bacana, um museu interessante, uma galeria descolada, um som bem bom, gente bonita e alternativa. Manhattan é toda acessível, cadeira de rodas por lá é sinônimo de felicidade. De uptown a downtown, é bem fácil se movimentar. Pode acreditar, a sensação de liberdade, de ir e vir, é maravilhosa. Você respira o tempo todo o cuidado com os cidadãos e turistas.
Não posso deixar de comparar as calçadas de Manhattan com as de São Paulo, cidade em que vivo e que tem os seus encantos. Mas andar em nossas calçadas é impraticável.
 
DSC02100 calcadas
 
DSC02096 calcadas
 
É bem desafiador e nada seguro. Dos 35 mil quilômetros de calçadas apenas 500 km estão em boas condições. Há muitos locais que desencorajam qualquer cidadão a andar pela calçada, que dirá um cadeirante. Enquanto Nova York atrai você para as ruas, São Paulo tranca você em casa, no carro ou no transporte público. Recentemente estive no centro da cidade, em um fim de semana, e consegui transitar de cadeira de rodas por vários lugares. É possível, mas sempre há obstáculos e requer muita atenção. Está em tramitação um projeto de lei que transformará nossas calçadas em acessíveis, uniformizando-as e tornando-as transitáveis. Resta aguardar e cobrar dos envolvidos as condições que nos farão mais presentes e mais felizes nas ruas de São Paulo e desfrutar de tudo o que esta cidade pode nos oferecer. É isso aí, vamos torcer para isto realmente acontecer o quanto antes. Calçadas acessíveis só trazem coisas boas para todos que nelas circulam.
 
 



Tags: , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Milala Vamos conhecer o Milalá?
Mila Guedes, 45 anos, é publicitária e idealizadora do Milalá, projeto que estimula quem tem mobilidade reduzida a passear, viajar e curtir a vida. Acompanhe suas aventuras e as experiências incríveis que viabilizou em 22 anos como portadora de esclerose múltipla. Mila acredita que quanto mais informação, mais fácil será enfrentar os obstáculos que aparecerão pelo caminho. Sem medo, sem limite. Conheça este trabalho aqui no portal Mobilize, na página do Facebook e também no site www.milala.com.br
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social