Um dia comum na Holanda tem…5 milhões de pessoas pedalando! – Mobilize Europa
Mobilize Europa

24
julho
Publicado por Guilherme Tampieri no dia 24 de julho de 2015

Quantos ciclistas pedalam na Holanda diariamente? Pasme!

 

Não é novidade para ninguém que a Holanda [e não só Amsterdã, que na verdade é uma das cidades com menos bicicletas do país] é provavelmente o país mais ciclável do mundo, ao lado da Dinamarca. Sem dúvida, existem inúmeras cidades mundo afora que têm mais ciclistas que esses dois países, proporcionalmente, mas aqui o objetivo é mostrar alguns dos impressionantes dados holandeses

Abaixo, apresento alguns dados, mas antes é bom deixar claro que os holandês são altamente orgulhosos de suas infraestruturas cicláveis que dão ‘inveja’ em pessoas que usam a bicicleta como modo de transporte em qualquer lugar do planeta. Entretanto, não são os km de ciclovias, ciclofaixas, zonas compartilhadas, a quantidade de pontes ou paraciclos implementados para facilitar a vida de quem optou pela magrela que impressionam (muito). Para mim, os dados relativos aos deslocamentos diários por bicicleta é que espantam, impressionam e, de fato, causam, à primeira vista, um legítimo “puts!”.

Bom…Comecemos um dia de trabalho qualquer na Holanda.

8h

750.00 deslocamentos são feitos para, majoritariamente, ir ao trabalho.

8h30min

A maior parte das crianças vão para a aula de bicicleta e isso quer dizer (!!!!) 1.2 milhoes de deslocamentos a mais feitos de bicicleta. Imagine as cenas…Ilustro abaixo.

9h

As pessoas que trabalham até mais tarde chegaram ao trabalho e, junto às crianças e quem saiu mais cedo, somam 2.5 milhões de deslocamentos já feitos.

Meio dia

Por algumas razões (praticidade, velocidade, logística urbana, ida ao médico, à padaria, à prefeitura resolver burocracias, etc), a bicicleta é muito utilizada entre os horários de pico. Nesse caso, de 9h ao meio dia. Agora, soma-se mais 2.5 milhões de deslocamentos. Chegamos a nada menos que 5 milhões, então. Calma…tem mais.

13h

Mais 1.5 milhões de deslocamentos são feitos pelos estudantes para voltarem de suas escolas e almoçarem em casa. Chegamos a 6.5 milhões e à metade do dia.

14h

Nesse instante do dia, mais 1.2 milhões de deslocamentos estão sendo feitos. A razão? As mesmas que levam milhões de pedestres, motociclistas e motoristas às ruas de nossas cidades no Brasil: rotinas…cotidiano…vida urbana.

16h

O sino da escola toca e as crianças começam a fazer o caminho de volta para suas casas, para casa dos amigos, para uma ‘escolinha de esportes’, curso de alemão ou seja lá onde for. Nas duas últimas horas (desde 14h), mais 2.5 milhões de deslocamentos foram feitos em cima de bicicletas. Ok. Chegamos a mais de 10 milhões e o dia ainda não acabou.

17h

Horário de pico é horário de pico no Brasil, no Japão, na Indonésia e, claro, na Holanda. Pessoas saem de seus trabalhos para fazerem compras, irem para casa, cinema, bar, restaurante e para todo canto que nós, meros mortais, vamos. Mais 1.2 milhões de deslocamentos. Aí…aí..aí..Não tem fim!

FOTO-5

18h

Nesse momento do dia, boa parte das pessoas já está em casa, pela ausência de engarrafamentos de centenas de milhares de carros nos centros urbanos que entravam o transporte coletivo e pela existência de estrutura para ciclistas. Para elas chegarem até lá, mais 1.2 milhões de deslocamentos foram feitos.

Meia noite

Como em todo mundo, @s holandes@s têm vida social (e como!) e, como para o resto das tarefas, eles usam a bicicleta para aproveitar dos prazeres da noite holandesa. Sábia escolha, convenhamos. Durante as seis horas que passaram entre o fim do expediente (18h) e o início do novo dia (meia noite), mais 1.75 milhões de deslocamentos foram feitos Holanda afora pela galera que quer curtir a noite.

GOPR1224

Equação final:

5 milhões de pessoas que resolveram usar a bicicleta nesse dia e, juntas, superaram 14 milhões de deslocamentos diários com a magrela. Isso significa que cada pessoa, inclusive crianças (!) e idosos, fez quase três deslocamentos ao longo do dia com a bicicleta. 17 milhões de pessoas moram na Holanda. Logo, cerca de 20% das pessoas que moram no país usam a bicicleta diariamente.

Se aplicássemos a equação ao Brasil, seria como se 40 milhões de pessoas usassem a bicicleta diariamente. Chegaremos lá, não em breve, mas em algumas décadas, assim como foi na Holanda.

Bem-vind@ à Holanda!

Artigo traduzido e adaptado daqui.



Tags:

Compartilhe


Parse error: syntax error, unexpected end of file in H:\root\home\mobilize-001\www\site1\blogs\mobilize-europa\wp-content\themes\sandbox\comments.php on line 149