Mobilize Europa

17
maio
Publicado por admin no dia 17 de maio de 2013

Chegando na cidade de Praga, vi, pela primeira vez, uma faixa exclusiva de ônibus compartilhada com bicicletas. Pedalei por ela e pude comprovar sua eficiência. Os ônibus jamais tentam ultrapassar ou pressionar os ciclistas, mesmo que estejam lotados ou com pressa. A foto abaixo foi tomada com de um celular, com a bicicleta em movimento, mas serve para ilustrar.
 

1 (2)

Pista compartilhada e respeito ao ciclista: ônibus, táxis e bicicletas

 

Ainda na capital tcheca, os bondes (VLTs) estão por toda a parte, e funcionam muito bem. Alguns carros são tão antigos que você chega a duvidar que eles saiam do lugar, mas eles saem, e estão sempre cheios. Fiz um percurso de aproximadamente 2 horas a pé, saindo do centro (Praga 1), até uma região mais afastada (Praga 5), e na volta, com o VLT, demorei apenas 5 minutos.

 

Bondes (VLTs) na cidade de Praga: sistema eficiente, apesar dos velhos carros

Bondes (VLTs) na cidade de Praga: sistema eficiente, apesar dos velhos carros

 

Confesso que não entendi muito bem como o sistema se sustenta, já que o usuário deve comprar o tiquete antes de entrar no vagão e é ele próprio quem o valida no interior do veículo. Nas poucas viagens que fiz com o VLT em Praga, não vi uma pessoa sequer validar o tiquete, embora tenha pegado todos os trens cheios.

 

Para completar, o que me surpreende em toda e qualquer cidade por onde eu passo é o respeito ao pedestre. Absolutamente todos os veículos (com raras exceções) param nas faixas de pedestres ou nos cruzamentos preferenciais. As placas indicativas também são muito interessantes.

 

Placas de sinalização: desenhos humanizados

Placas de sinalização: desenhos humanizados

 

Diferentemente do Brasil, aqui os personagens das placas não são apenas “bonecos palito”, eles tem características mais reais, como os trajes que utilizam, por exemplo. As vezes me pergunto se isso também não contribui, mesmo que só um pouquinho, para a humanização do trânsito.
 
Leia o outro blog de Du Dias, Dicamelo: http://dicamelo.wordpress.com/

 

 

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Sobre o Blog
Especialistas, colaboradores e parceiros do Mobilize escrevem suas impressões sobre a mobilidade urbana nas cidades europeias, de bicicleta, sobre skates, em cadeiras de rodas, correndo ou andando, no metrô, VLT, ônibus, barcos, funiculares, riquixás e outras modalidades de transporte urbano.
Com a palavra...
Mariana Falcone Mariana Falcone Guerra é arquiteta graduada e com mestrado pela FAU-USP. Atualmente está na Espanha, realizando doutorado no Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri. Há mais de dez anos dedica-se à área urbanística, desenvolvendo projetos e consultorias voltadas ao desenho urbano inclusivo, e ao reforço da métrica pedestre. Acredita que a apropriação do espaço público pelas pessoas é a melhor estratégia para reforçar a segurança e a vitalidade das cidades.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo
Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social