Pedestre: Je t´aime – Mobilize Europa
Mobilize Europa

31
agosto
Publicado por admin no dia 31 de agosto de 2015

Na França, passando por: Paris, Attin, Le Touquet, Creil, Lille… Das grandes às médias e pequenas cidades, o pedestre tem seu lugar e relevância que tem direito!

Passagens agradáveis e caminhos bem sinalizados para cruzar o pequeno vilarejo de Attin, com apenas 700 habitantes. Placa que aponta “becos sem saída, exceto para pedestres e bicicletas”.

attin
Nas médias cidades, como Creil e Le Touquet, há totens com informações para quem se desloca a pé por toda a parte, permitindo que as pessoas se localizem e estimem com maior precisão o tempo e espaço de seus trajetos.

IMG_20150826_201049IMG_20150826_200754IMG_20150826_201104

Nas grandes cidades, como Lille, as Zonas 30 (km/h) são comuns. E, há ainda, zonas de conflitos mais intensos – entre pedestre, bikes e veículos automotores – onde se estabelecem o limite de velocidade de 20km/h.

IMG_20150829_113448

A parisiense Charlotte Fourcroy apontou que as medidas de redução de velocidade e de abertura das ruas para as pessoas – fechamento para os carros- na cidade inicialmente também não tiveram apoio de toda a população. Com o passar do tempo, a sociedade percebeu os benefícios dessas ações e agora, de modo geral, apoiam e desfrutam dessas iniciativas.

Em Lille, além das zonas de redução da velocidade máxima, outras medidas infraestruturais gaIMG_20150829_112342rantem a segurança do pedestre, como as pilastras que estimulam o motorista a reduzir a velocidade.

Mesmo em ruas que tem elevado fluxo de veículos motorizados, o pedestre tem seu lugar com espaço confortável e seguro para se deslocar.

IMG_20150829_112549

 

 

 

 

 

 

 

 
Por fim, fica a reflexão de que a pessoa tem que ser prioridade, conforme a Lei, mas, antes de tudo, pelo respeito humano. Ou seja, uma sociedade inclusiva, integrada e sustentável requer, para além das sinalizações e medidas de infraestrutura, o exercício de cidadania.



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Sobre o Blog
Especialistas, colaboradores e parceiros do Mobilize escrevem suas impressões sobre a mobilidade urbana nas cidades europeias, de bicicleta, sobre skates, em cadeiras de rodas, correndo ou andando, no metrô, VLT, ônibus, barcos, funiculares, riquixás e outras modalidades de transporte urbano.
Com a palavra...
Mariana Falcone Mariana Falcone Guerra é arquiteta graduada e com mestrado pela FAU-USP. Atualmente está na Espanha, realizando doutorado no Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri. Há mais de dez anos dedica-se à área urbanística, desenvolvendo projetos e consultorias voltadas ao desenho urbano inclusivo, e ao reforço da métrica pedestre. Acredita que a apropriação do espaço público pelas pessoas é a melhor estratégia para reforçar a segurança e a vitalidade das cidades.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social