Palavra de Especialista

06
fevereiro
Publicado por Thiago Guimarães no dia 06 de fevereiro de 2012

Munique (Alemanha), altas horas. Depois de umas tantas cervejas na cabeça, dois marmanjos saem de um bar decididos a voltar para casa. Mas, como? Eles não sabem exatamente onde estão, não têm o telefone de uma companhia de táxi (e talvez não tenham a coragem de, nesse estado, abordar alguém). É exatamente com base nessa situação trivial que começa a história de uma empresa start-up que cresce a passos largos e tem mudado o modo como se toma táxi na Europa.

 

Com um capital inicial recolhido entre parentes e amigos, eles desenvolveram o aplicativo de celular myTaxi.

Com esse programinha, chamar um táxi significa estabelecer contato com algum veículo livre que esteja circulando pelas redondezas através de alguns toques na tela do smartphone. A partir daí, basta acompanhar em tempo real, pelo mapa mostrado na tela do celular, a aproximação do veículo solicitado. Depois da viagem, ainda é possível avaliar o serviço: tanto o motorista como o veículo recebem de uma a cinco estrelinhas e, se o motorista tiver sido bom mesmo, é possível incluí-lo na lista de favoritos.

 

Desenvolvido para Android e iOS, o aplicativo foi baixado mais de 800 mil vezes e é utilizado por mais de 7 mil taxistas. “O myTaxi já é a maior central de táxis da Europa”, afirma Johanna Meyer-Staude, gerente de marketing da companhia. A empresa, composta inicialmente por seis pessoas que cabiam em um andar de um apartamento residencial de Hamburgo, é formada hoje por mais de 60 profissionais – metade deles programadores. O myTaxi pode ser usado em dezenas de cidades médias e grandes da Alemanha, além de localidades na Áustria, Suíça e Espanha.

 

A empresa cobra 79 centavos de euro por viagem realizada. É muito menos do que os motoristas têm de pagar às centrais de táxi. Diga-se de passagem, essas centrais operam em um esquema meio oligopolista, e até meio mafioso em certos lugares do mundo, e evidentemente, não estão gostando nem um pouco dessa história de aplicativo. Muitas ameaçam expulsar os taxistas que o utilizam, alegando a cláusula de exclusividade em seus contratos.

 

Embora a myTaxi não forneça dados sobre o faturamento, a empresa afirma que a inovação garante maior lucratividade nas grandes cidades, como Berlim, Hamburgo e Munique.



Compartilhe

Comente

1 Comentário