Estudo de demanda do VLT do Rio de Janeiro

Estudo de demanda do novo empreendimento: VLT do Rio de Janeiro. Comunicação técnica, será apresentada durante o 19º Congresso de Transporte e Trânsito (ANTP), entre 8 e 10 de outubro de 2013, em Brasília.

Estudo de demanda do VLT do Rio de Janeiro

Autor: Sinergia Estudos e Projetos Ltda

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Rio de Janeiro

Ano: 2013

 

O projeto foi resultado de uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) e culminou em uma licitação para a operação do serviço, com início previsto para 2014 na região do Porto. 

A elaboração do projeto do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos da área portuária do Rio de Janeiro sempre se mostrou um desafio, tanto no aspecto urbanístico quanto de mobilidade. Aumentando ainda a complexidade do problema, havia a questão da outorga da operação e o modelo financeiro a ser adotado, que deveria atrair o investimento de parceiros da iniciativa privada. Criar uma solução satisfatória a estes três aspectos era fundamental para o sucesso do projeto e sua integração convergente à proposta de profundas alterações urbanísticas na área portuária da cidade.


O objetivo do trabalho foi estimar a demanda do sistema VLT concebido e constantemente alterado para atendimento a outras questões além da mobilidade urbana. O processo de cálculo se baseou no clássico modelo de quatro etapas, sustentado por levantamentos de campo e dados obtidos junto a fontes secundárias, ao mesmo tempo fornecendo e recebendo insumos em contínua interatividade com os demais projetos em andamento na região. Os estudos de demanda, desta forma, tornaram-se parte de um complexo trabalho que culminou em um projeto que agrega mobilidade, planejamento urbano e sustentabilidade para o centro do Rio de Janeiro.

Arquivos
Download
Estudo de demanda do VLT do Rio de Janeiro
Estudo de demanda do VLT do Rio de Janeiro

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário