VLT Parangaba-Mucuripe, Projeto de Transporte Público Bem Sucedido

Estudo sobre o empreendimento e demanda do VLT Parangaba-Mucuripe. Este trabalho foi elaborado como comunicação técnica a ser apresentada durante o 19º Congresso de Transporte e Trânsito (ANTP), de 8 a 10 de outubro de 2013, em Brasília.

O Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT Parangaba-Mucur

Autor: Cyro Regis Castelo Vieira

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Fortaleza

Ano: 2013

As elevadas taxas de crescimento populacional, com a política de implantação de grandes conjuntos habitacionais localizados em geral nas periferias das principais cidades brasileiras, acarretaram um significativo incremento de demanda por transporte público, uma vez que os polos de atração de viagens por motivo: trabalho, escola, saúde e lazer tornaram-se mais distantes.


A cidade de Fortaleza se constitui num exemplo desse quadro, com um crescimento expressivo nas últimas décadas, abrangendo também sua região metropolitana.A rede viária de Fortaleza apresenta uma forte concentração de viagens ao longo de vias que convergem para as áreas central e leste, correspondendo as áreas mais densas da cidade, principalmente no centro de Fortaleza, onde estão concentrados os principais problemas relacionados ao trânsito. Em consequência, as velocidades médias de transporte individual são inferiores a 30 km/h em grande parte das principais vias da cidade, com graves efeitos em termos de prejuízos a economia e ao meio ambiente.


O Governo do Ceará vem empenhando enormes esforços na melhoria das condições do transporte público coletivo, tratando a tempo de complementar o sistema com o desenvolvimento do transporte ferroviário urbano.

Arquivos
Download
O Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT Parangaba-Mucur
O Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT Parangaba-Mucuripe, Projeto de Transporte Público Bem Sucedido

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário