Design estratégico para a mobilidade urbana sustentável por bicicleta em Porto Alegre

Esta dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Design) pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) analisa a contribuição do Design Estratégico para as organizações de mobilidade sustentável em Porto Alegre que partem do ciclismo e da ressignificação da bicicleta no perímetro urbano.

Programa Bike POA de bicicletas compartilhadas

Programa Bike POA de bicicletas compartilhadas

Autor: Anerose Perini

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Porto Alegre

Ano: 2015

 

Este trabalho aborda a problemática da mobilidade urbana na cidade de Porto Alegre partindo da premissa de que o design pode incorporar iniciativas sustentáveis para colaborar com inovações sociais. Ao focalizar o Design Estratégico e suas contribuições para as organizações que atuam no âmbito do transporte sustentável de tração humana, a pesquisa definiu como objeto de estudo iniciativas urbanas de organizações horizontais - associações e grupos autorais. Assim, o recorte teórico delineado no âmbito do Design Estratégico aponta para a perspectiva da inovação social e cultural. 

 

A pesquisa tem caráter qualitativo, e parte da abordagem exploratória com o objetivo geral de compreender ações e práticas relacionadas às organizações horizontais que disseminam a cultura da mobilidade urbana sustentável em Porto Alegre a partir do ciclismo e da ressignificação da bicicleta no perímetro urbano central. 

 

O Design Estratégico é abordado, no caso, como principal viés, que levará a reflexões fundamentais sobre a cultura da sustentabilidade na sociedade contemporânea. Para isso, foram desenvolvidas entrevistas que possibilitam, por meio da interpretação dos discursos dos respondentes, criar cenários futuros para as ações estratégicas das organizações no período entre 10 e 20 anos.

Arquivos
Download
Design estratégico na mobilidade urbana em POA
Dissertação de mestrado pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) analisa a contribuição do Design Estratégico para as organizações de mobilidade urbana sustentável por bicicleta em Porto Alegre

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário