Panorama do Sistema de Transporte Público em Curitiba-PR

Artigo apresenta um panorama geral do sistema de transporte público de Curitiba, com os aspectos históricos que moldaram o sistema atual (rede integrada de BRTs), desde o início do planejamento da cidade, em meados da década de 60, passando pelo surgimento de órgãos reguladores como o IPPUC e URBS, responsáveis por organizar e hierarquizar os transportes inclusive na Região Metropolitana.

Artigo traz um panorama do transporte público em C

Artigo traz um panorama do transporte público em Curitiba

Autor: Evandro Augusto

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Curitiba

Ano: 2015

 

Neste "Panorama do Sistema de Transporte Público em Curitiba", é analisado como o planejamento de transportes e a rede integrada com diferentes modais contribuíram para o desenvolvimento sustentável da cidade paranaense, encurtando distâncias, diminuindo tempo de deslocamento e longas esperas por transporte. 

 

Mas também é questionado o fato de a cidade não ter apontado para formas de financiamento que viabilizassem a atualização da infraestrutura e da operação dos sistemas. Segundo o artigo, este seria um dos motivos a fazer de Curitiba uma das poucas grandes capitais ainda sem metrô implantado. Deficiências também são apontadas quanto à integração modal com bicicletas, táxis e mesmo automóveis. 

 

Embora tenha se desenvolvido de forma coordenada e principalmente planejada, o que faz com que a capital do Paraná tenha uma base consolidada - boa infraestrutura de transporte com malha viária adequada, sistema de transporte público ainda eficiente e integrado em âmbito metropolitano -, o desafio agora para a cidade, assim como para outros grandes centros, é saber como agir para que novos comportamentos e soluções sejam adotados e consigam mantê-la uma cidade sustentável, referência tanto para países latino-americanos como de outros continentes.

Arquivos
Download
Panorama do Sistema de Transporte em Curitiba
Artigo apresenta um panorama geral do sistema de transporte público de Curitiba, com os aspectos históricos que moldaram o sistema atual, desde o início do planejamento da cidade nos anos 60, passando pela criação de órgãos como o IPPUC e URBS

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário