La dinámica territorial en torno al transporte público y sus interrelaciones

Artigo de 2010 é parte da tese de doutoramento do especialista em mobilidade urbana Roberto Ghidini pela Universidade Politécnica de Madri

Estação Urgel do Metrô de Madri, na Espanha

Estação Urgel do Metrô de Madri, na Espanha

créditos: Reprodução

Autor: Roberto Ghidini*

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2010

Com o subtítulo "Estudios sobre la estación de Urgel del Metro Madrid" este artigo (em tradução livre: A dinâmica territorial entorno do transporte público e suas interrelações) trata da relação intrínseca existente entre a mobilidade das pessoas e o desenvolvimento urbano do local em que habitam. E o transporte público, no caso, é uma ferramenta para se ter uma visão de conjunto de uma comunidade. Assim, as proximidades de uma estação de metrô de Madri (Urgel) serviram neste artigo de objeto de estudo das atividades, deslocamentos e mesmo para se entender o valor imobiliário e a dinâmica territorial daquela área da cidade. 

 

*Roberto Ghidini tem artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. É engenheiro civil (UFPR-1982), com pós-graduação: DEA em Urbanística y Ordenación del Territorio  (DUyOT/ETSAM/UPM – 2007). Trabalhou no DER-PR (1982-1990), foi consultor sobre transportes para Ferroeste (1989-1990), Sanepar (1991-1992), Comec (2003-2004), UPM (2006-2010), onde é co-fundador de NeReAs y CEDEX (2008). É membro da Sociedad Peatonal.

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Dinâmica territorial no entorno da estação Urgel
Com o subtítulo "Estudios sobre la estación de Urgel del Metro Madrid" este artigo trata da relação intrínseca existente entre a mobilidade das pessoas e o desenvolvimento urbano do local em que habitam.

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