Políticas de estacionamento em edificações na cidade do Rio de Janeiro

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) acaba de divulgar um interessante e inédito trabalho sobre o impacto dos estacionamentos sobre o uso do solo e as políticas públicas urbanas relacionadas, com foco na cidade do Rio de Janeiro

Capa do Trabalho desenvolvido pelo ITDP

Capa do Trabalho desenvolvido pelo ITDP

créditos: Reprodução

Autor: ITDP Brasil

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Rio de Janeiro

Ano: 2017

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) acaba de divulgar um interessante e inédito trabalho sobre o impacto dos estacionamentos sobre o uso do solo e as políticas públicas urbanas relacionadas. O trabalho "Políticas de estacionamento em edificações na cidade do Rio de Janeiro: análise dos efeitos da legislação no desenvolvimento urbano" foi elaborado pelo instituto tomando como base metodologia desenvolvida pelos professores Hamilton de França Leite Júnior, Claudio Tavares de Alencar e Vanderley Moacyr John e apresentado na 11a

Conferência Internacional da Latin American Real Estate Society.

 

"Com o caos gerado por motoristas procurando vagas para estacionar

seus veículos, principalmente nas áreas centrais das cidades, o próprio fluxo de veículos nas

vias passou a ser afetado negativamente. Pesquisas feitas na década de 1920, em Detroit (EUA),

já apontavam que, em média, 34% do tráfego de veículos era composto por motoristas a procura

de estacionamento nas vias. Em 1933, o tempo gasto a procura de uma vaga na região central de

Washington (EUA) era, em média, de oito minutos", lembra o texto de apresentação do trabalho.

 

Além de mostrar e equacionar o problema, o estudo apresenta também alguns exemplos de boas práticas em políticas de estacionamento no Brasil e em outros locais do mundo. Em São Paulo, o exemplo citado é edifício BK30, no Largo do Arouche, centro da cidade, que ainda está em fase de construção. No prédio  - construído segundo as diretrizes do novo Plano Diretor Estratégico , de 2014  - não há nenhuma vaga de garagem e todo o marketing do empreendimento foi feito com base na mobilidade a pé, de bicicleta, ou em transporte público.

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