Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedestres

Estudo desenvolvido por Observatório Nacional de Segurança Viária e Universidade Federal do Paraná (Departamento de Transportes/GET UFPR).

Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedest

Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedestres

Autor: Jorge Bastos, Gabriel Caldeira, Beatriz Branco

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Nacional

Ano: 2017

No Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedestres, o objetivo é apresentar diversas estatísticas sobre a mortalidade de pedestres no Brasil, de modo a auxiliar na construção de uma estratégia de atuação para a garantia da segurança desse grupo de usuários que, no exercício mais universal do direito de ir e vir – andar a pé –, estão vulneráveis aos riscos de acidentes de trânsito.

A elaboração deste documento é uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária sob o suporte técnico especializado do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, além de combinar importantes referências de outras organizações e autores.

Na apresentação do estudo, a direção do Observatório destaca que este primeiro Relatório Estatístico de Segurança Viária trata de Pedestres, escolhido por ser "este o modo de transporte mais antigo da humanidade e por qual todos, efetivamente, todos nós em algum momento assumimos esse posto". E prossegue: "Todos os países que conquistaram sua segurança viária se debruçaram em esforços para proteger quem está a pé. Ações dessa natureza deveriam estar nos planos de Governo de todo e qualquer candidato a cargo público e se tornar um compromisso efetivo e premissa de todos os Governos que tenham como prioridade diminuir a violência no trânsito. Sobre todos os modais, o andar a pé, é o que mais requer cuidado e atenção. Porém, não é isso que assistimos diariamente em nosso país." 

Arquivos
Download
Relatório Estatístico de Segurança Viária Pedestre
Estudo apresenta estatísticas sobre a mortalidade de pedestres no Brasil, de modo a auxiliar na construção de estratégias de atuação para garantir a segurança desse grupo de usuários no seu direito de ir e vir

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário