O acesso de mulheres e crianças à cidade

Produzido pelo ITDP Brasil, o relatório "O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade" é uma contribuição ao debate sobre as questões de gênero e o direito à cidade. A proposta do trabalho é formular indicadores que possam contribuir para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano a partir da perspectiva de gênero.

O acesso de mulheres e crianças à cidade

O acesso de mulheres e crianças à cidade

créditos: ITDP Brasil/ Reprodução

Autor: ITDP Brasil

Assunto: Relatórios

Abrangência: Nacional

Ano: 2018

O estudo parte da noção de que a mobilidade urbana não é neutra em relação ao gênero. Que questões de raça e classe também apontam desigualdades no acesso às oportunidades oferecidas nas cidades. Entre as conclusões, a pesquisa aponta que investimentos que priorizam deslocamentos em transporte individual motorizado trazem impactos negativos não só nos padrões de desenvolvimento urbano para todos, mas também aumentam a desigualdade de acesso à cidade, sendo as mulheres de baixa renda e moradoras de regiões periféricas as mais prejudicadas e as mais expostas aos riscos da violência e da exclusão social.

Mostra ainda que as soluções para garantir o direito à mobilidade e permitir às mulheres o usufruto do tempo de forma mais equitativa passará pela promoção de um desenho urbano inclusivo, com planejamento coordenado entre mobilidade e uso e ocupação do solo, adequado para os grupos mais vulneráveis — mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. No desenho de ruas, o poder público deve considerar o compartilhamento do sistema viário entre todos os usuários, com velocidades reduzidas, que priorizem os modos mais afeitos aos interesses dos de maior vulnerabilidade, entre eles as mulheres, e que não excluam ninguém: a caminhada, a bicicleta e o transporte público coletivo. Para isso, é fundamental alocar melhor os recursos para cidades sustentáveis, equitativas e de baixo carbono.

Arquivos
Download
O acesso de mulheres e crianças à cidade
Relatório "O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade" se propõe a formular indicadores que possam contribuir para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano a partir da perspectiva de gênero

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário