As pesquisas com ciclistas foram aplicadas em duas vias com função estrutural no sistema viário da cidade: Av. Luiz Carlos Berrini (via com ciclovia) e Av. Ibirapuera (via sem ciclovia), ambas na zona sul da capital. Buscou-se entender de que forma a implantação de ciclovias e ciclofaixas pode contribuir para a mobilidade geral ao atrair para a bicicleta viagens que eram realizadas por outras formas de transporte.
Os resultados indicam que o uso da bicicleta tem grande potencial de crescimento na cidade, auxiliando na solução dos problemas de mobilidade e no enfrentamento das mudanças climáticas.
O aumento do uso e da importância da bicicleta em São Paulo torna necessário o aprofundamento da compreensão de diversos aspectos relativos a esta forma de locomoção. Além disso, a consolidação de uma rede cicloviária mínima no município, com eixos cicloviários estruturais em funcionamento, permite a análise dos resultados destas ações.
Assim, uma ação fundamental para estimular mais deslocamentos por bicicleta seria a implantação de infraestrutura cicloviária que resulte em uma rede de caminhos seguros, resilientes e confortáveis.
Ainda que os resultados não possam ser extrapolados para a escala municipal, a análise das viagens por bicicleta na Avenida Berrini indicam um alto potencial de substituição de viagens realizadas por outros modos, inclusive aquelas feitas por automóvel, e a diversificação do público atendido pelas políticas cicloviárias. Foi possível notar também forte relação de causalidade entre a implantação da infraestrutura cicloviária e a adoção da bicicleta.