Distribuição urbana de mercadorias e planos de mobilidade de carga: oportunidades para municípios

Publicação reúne experiências de vários países para reduzir o impacto da entrega de cargas e mercadorias no ambiente urbano. Autoras trabalham e pesquisam questões de logística urbana

Capa da publicação

Capa da publicação

créditos: Reprodução

Autor: BID

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2018

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), lançou hoje o estudo Distribuição urbana de mercadorias e planos de mobilidade de carga: Oportunidades para municípios brasileiros. O documento reúne textos de especialistas que apresentam soluções de logística para planejar a distribuição de mercadorias, buscando melhorar a mobilidade urbana e diminuir a poluição do ar e sonora.

 

Ao mesmo tempo em que é uma atividade essencial para o desenvolvimento econômico e requer ambiente adequado para operar com eficiência, o transporte de cargas contribui fortemente para os congestionamentos. Nesse sentido, a publicação apresenta alternativas de caráter operacional, como entregas noturnas ou fora dos horários de maior tráfego assim como adoção de faixas exclusivas para o transporte de mercadorias, e inovações como entregas por bicicleta, triciclos ou veículos elétricos, e ferrovias.

 

Do ponto de vista de infraestrutura, as cidades podem implementar plataformas logísticas, que são empreendimentos de grande porte, assim como centros de distribuição urbana, que são instalações menores que recebem mercadorias de vários pontos e distribuem em veículos menores, ou espaços logísticos localizados em bairros com veículos de baixas emissões de carbono, e pontos de entrega de mercadoria do comércio eletrônico.

 

Certas regulações também auxiliam na melhoria da mobilidade, como o pedágio urbano, a restrição de circulação de transporte de carga em determinados horários, a determinação de zonas de baixa emissão e regulamentação de áreas de carga e descarga.

Autoras:

Leise Kelli de Oliveira

Bárbara Abreu Matos

Laetitia Dablanc

Karisa Ribeiro

Selma Setsumi Isa

Arquivos
Download
Cargas nos planos de mobilidade
Documento apresenta conceitos sobre Soluções de Logística Urbana de Baixo Carbono, o contexto dos planos de mobilidade de carga no Brasil, exemplos de formas de obtenção de dados e sugestões de soluções de logísticas urbana

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário