Tomada de Decisão em Investimentos de Infraestrutura para o Transporte Público

Trabalho encaminhado por uma das autoras, a engenheira Marina Almeida Gomes Soriano, mestre em Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas pela UFPE. Objetivo foi auxiliar na tomada de decisão em investimentos de infraestrutura para o transporte público, pela seleção de critérios que possam ser utilizados nesse processo. Para tanto, a Avenida Norte, no Recife, foi selecionada como objeto de estudo e questionários foram aplicados.

Avenida Norte, no Recife, objeto deste estudo de m

Avenida Norte, no Recife, objeto deste estudo de mobilidade

créditos: Reprodução

Autor: Marina Almeida G. Soriano e Leonardo Herszon Meira

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Regional

Ano: 2018

 

Definir a alternativa de transporte mais adequada a ser implantada em uma área requer um estudo das características de cada tipo de transporte público, das condições urbanas e do sistema viário onde ela será inserida. O grau de dificuldade de escolha está associado a avaliação simultânea de variáveis para um conjunto de investimentos em transportes. Devido à dificuldade existente em definir qual o tipo de transporte público é o ideal para ser estabelecido em certa área e em destinar recursos para a sua implantação, este estudo busca um procedimento de melhoria no processo de tomada de decisão em investimentos no transporte público.

Nesse sentido, o corredor da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, localizado na cidade do Recife, foi selecionado como objeto de estudo. Foram aplicados 25 questionários a técnicos e planejadores da área de transportes para chegar ao resultado final, a saber: capacidade (25,70%), espaço para implantação (24,20%), rapidez (16,53%), custo de operação e manutenção (15,78%), conforto (10,92%) e intrusão visual e poluição (6,87%). Com base nos critérios selecionados, as possíveis alternativas de priorização ao transporte público que possam ser implantadas na Avenida Norte também foram ranqueadas. Dentre elas, o metrô subterrâneo apresentou maior importância. Essa alternativa escolhida tem o potencial de melhorar a mobilidade urbana do corredor e da região e de atrair os usuários do transporte individual das regiões periféricas.

 

Arquivos
Download
Investimentos de Infraestrutura para o Transporte
Definir a alternativa de transporte público mais adequada a ser implantada em uma área. Este o objetivo do estudo que avalia critérios que auxiliem na tomada de decisão de investimentos de infraestrutura, que teve como objeto a Av. Norte, no Recife

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário