Como escolher seu prefeito, seu vereador

O caminho não é fácil, cheio de degraus. Mas, em primeiro lugar evite candidatos que falem em acelerar... Leia o editorial da Newsletter Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 30 de setembro de 2016

Como escolher seu prefeito, seu vereador

Sem acessibilidade não há saída

créditos: Bolero Comunicação

 

Uma curiosa conspiração astral fez coincidir a Semana da Mobilidade com a reta final da campanha eleitoral de prefeitos e vereadores. Assim, enquanto discutíamos o Guia de Mobilidade Corporativa EY-Mobilize, enquanto a vanguarda realizava ações de rua, como as Viradas da Mobilidade e Desafios Intermodais, e apontava novos desafios para melhorar o transporte público, calçadas e ciclovias, enquanto atuávamos pensando em cidades mais  humanas, alguns candidatos batiam na tecla de voltar a aumentar a velocidade nas ruas, com mais asfalto, mais viadutos e outras asneiras do tipo.  

 

Essa polêmica ficou muito mais evidente em São Paulo, onde o atual prefeito teve a coragem de reduzir a velocidade do tráfego, criar novas faixas exclusivas para ônibus, além de faixas em X para a travessia de pedestres, ciclovias e ciclofaixas. Hoje são mais de 400 km de surradas (em todos os sentidos) vias para bicicletas, o que ainda é pouco para uma cidade com 17 mil km de vias públicas.  

 

O mesmo debate está varrendo o Brasil, de ponta a ponta, com tons e peculiaridades regionais: mudam os personagens, o cenário, mas os desafios são parecidos. A propósito, vale a leitura do artigo de Bruno André Blume, da UFSC, que traça um passo-a-passo para que prefeitos possam cumprir a lei e colocar em prática as recomendações da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Recomendável, também, a leitura do trabalho divulgado pelo Idec, que traçou um infográfico com uma avaliação das propostas de mobilidade urbana defendidas pelos candidatos de São Paulo. O objetivo é justamente apontar se as posições defendidas por eles estão ou não de acordo com a Lei  12.587/2012.

 

Em tempo, ainda no rescaldo da Olimpíada e Paraolimpíada, destacamos o post do blog Direito de Ir e Vir sobre o legado do Rio de Janeiro após os jogos. O Rio ganhou dezenas de quilômetros de corredores de ônibus, nova linha de metrô e uma  linha inaugural de VLT, que experimentamos durante a Semana de Mobilidade. 

 

Faltou ao Rio, a São Paulo e a praticamente todas as cidades brasileiras um olhar mais atento para as calçadas - que são um sistema de transporte, como lembra o artigo do engenheiro Ivan Metran Whately no blog Palavra de Especialista. Trata-se de uma tarefa para os novos prefeitos, aqueles que sairão das eleições que começam neste domingo (2). 

 

Assim, antes de ir para as urnas olhe para sua cidade, releia os programas dos candidatos, reveja o histórico de vida dessas pessoas, avalie o posicionamento do partido, das coligações, converse com seus amigos e familiares e saia, se possível a pé, até a sua seção eleitoral. Aproveite e avalie a condição das calçadas, da limpeza pública, da sinalização para pedestres, para ciclistas, verifique a acessibilidade das ruas, a oferta de transporte público... Como se vê, não é fácil, mas ainda é a melhor forma de se escolher governantes. Vote. 


 

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

 

Leia também:
Eleições 2016: mobilidade ativa ainda está fora dos debates
Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileiras 

Ciclistas em Maceió lançam campanha Bicicleta nas Eleições
Quais são as prioridades para a mobilidade ativa nestas eleições? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário