BRT da Grande Florianópolis deve iniciar operação em fins de 2017

Primeiros trechos em operação vão ligar São José à região central da capital, via Estreito. Implantação será sucessiva, até 2021

Notícias
 

Fonte: Jornal Floripa  |  Autor: Jornal Floripa  |  Postado em: 27 de outubro de 2016

Uma das propostas do BRT é para a Via Expressa

Uma das propostas do BRT é para a Via Expressa

créditos: Secretaria de Estado do Planejamento/Divulgação

 

Foi apresentado nesta quarta-feira (26) o projeto de infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit ) em Florianópolis. Os investimentos nessa parte da obra estão orçados em R$ 1,1 bilhão, segundo a Secretaria de Estado do Planejamento de SC. 

 

O sistema está previsto para ser implantado em locais como São José, Estreito e a Via Expressa. Os primeiros trechos devem entrar em operação no final de 2017.

 

A previsão é de implantação de 57 km de vias e faixas exclusivas para o ônibus, 36 estações e quatro terminais de integração, além de sistema de controle operacional para supervisionar a operação.

 

PPP

A intenção do governo do estado é lançar edital para a licitação da implantação, operação, conservação e manutenção da infraestrutura do sistema BRT por meio de parceria público-privada na modalidade concessão administrativa.

 

Segundo o superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi, o projeto prevê primeiramente a implantação de faixas exclusivas ao longo das vias existentes que saem de São José, passam pelo Estreito e vão até o centro de Florianópolis utilizando preferencialmente a ponte Hercílio Luz. Em seguida, disse Taniguchi, deve começar a obra da Via Expressa, outro ponto de estrangulamento do sistema de transporte da região metropolitana, afirmou. E a obra prossegue até chegar ao anel do Morro da Cruz, "sempre com a parceria da prefeitura da capital", afirmou.

 

Entrarão primeiro em operação os trechos do BRT que ligam São José até o Terminal de Integração do Centro (Ticen), via Estreito. As demais etapas de implantação serão sucessivas, até 2021.

 

Leia também:

Prefeitos da Grande Florianópolis assinam pacto para mobilidade 

Transporte aquaviário divide opiniões em Florianópolis 

Estado busca recursos do BNDES para implantar BRT em Santa Catarina

Estudo chama atenção para a falta de mobilidade em Florianópolis 

 

 

 

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário