Idec lança app para avaliação do transporte público

Lançada nesta semana, versão final do aplicativo MoveCidade permite que usuário registre problemas encontrados no transporte: de trens a bicicletas compartilhadas

Notícias
 

Fonte: Idec  |  Autor: Mobilize Brasil / Idec  |  Postado em: 08 de novembro de 2016

Versão final do app MoveCidade é lançado pelo Idec

Versão final do app MoveCidade é lançado pelo Idec

 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar na Google Play Store o aplicativo MoveCidade.

 

Com a plataforma, os usuários da cidade de São Paulo (inicialmente) acabam de ganhar mais um canal para protestarem quando o serviço de transporte público não funciona a contento. Por exemplo, uma linha de ônibus - sejam eles municipais ou intermunicipais -, ou de trem e metrô, e até as estações de bicicletas compartilhadas poderá ter a avaliação nos seguintes quesitos: tempo de espera, lotação, limpeza e infraestrutura.

 

 

Por meio do aplicativo, o Idec pretende que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. "Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e mudar tudo", revela Rafael Calabria, pesquisador do Instituto, ressaltando que a qualidade das redes de mobilidade é direito de todos, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Com os dados coletados pelos usuários, o Idec poderá criar um banco de dados e, dessa forma, encaminhar essas informações para as prestadoras de serviço, podendo assim melhorar exatamente onde os clientes mais necessitam. Além disso, a plataforma exibirá um ranking das melhores e piores linhas e empresas. 

 

Outras cidades

Até o final do mês as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte serão contempladas com o serviço e em 2017 as demais capitais do país. Não existe ainda uma versão para iOS, mas se você tem um aparelho Android e ficou interessado em contribuir para melhorar e expor os problemas de mobilidade urbana de onde mora, segue o link do app para download.

 
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário