Rotatória na zona leste de SP será transformada em praça, no sábado (19)

Evento 'São Miguel Mais Humana: Rua para Todos', uma ação da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, debate requalificação urbana e segurança viária

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de novembro de 2016

Por uma São Miguel mais humana (perspectiva artíst

Por uma São Miguel mais humana (perspectiva artística)

créditos: MobLab

 

Um local árido da cidade de São Paulo, que deveria ser uma praça (a Praça Getúlio Vargas Filho, em São Miguel Paulista, zona leste), mas que na prática funciona como uma rotatória rodeada de asfalto, vai recuperar - ao menos por alguns momentos - a sua natureza de praça. Neste sábado (19), o Estúdio Bijari participa, com o projeto Praças (Im)possíveis, do evento 'São Miguel Mais Humana: Rua para Todos', que não por acaso ocorrerá nesse local inusitado, das 10h às 17h. 

 

O local da rotatória será transformado em uma praça, com cadeiras de praia para as pessoas descansarem sob o sol, mesa de pingue-pongue, atividades para as crianças e intervenções artísticas. Por conta do evento, a circulação de veículos no entorno das ruas Arlindo Colaço e Miguel Ângelo Lapena será alterada entre o horário das 5h às 20h (veja figura abaixo). 

 

Vazios viram praças

Em “Praças (Im)possíveis”, bicicletas cargo são transformadas em peças de mobiliário urbano pelo coletivo Bijari. O projeto/intervenção nasceu em fevereiro de 2015, como alternativa de espaços de convivência, ao converter temporariamente vazios da cidade de São Paulo em praças e estruturas de uso coletivo. A atividade faz parte da pesquisa “Natureza Urbana”, na qual o Estúdio Bijari questiona a ocupação do espaço público e a ausência de espaços verdes nas cidades.

 

Área 40

Realizada em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, a ação São Miguel Mais Humana: Rua para Todos faz parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária para a Área 40 de São Miguel, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. Caracterizada pelo comércio intenso e vibrante, a região foi selecionada para ser a primeira área de velocidade reduzida a receber intervenções por meio do desenho de vias seguras e estratégias de acalmamento de tráfego. 

 

A produção do evento é realizada em conjunto com: MobiLab, CET-SP, Vital Strategies, Nacto – Global Designing Cities Initiative, ITDP Brasil e Citi Foundation. Também colaboram ANTP, Bijari, Cidade Ativa, Jovens Brasil, Pingpoint, Red Ocara, Scipopulis e Urb-I. 

 

Coletivo Bijari em ação. Foto: Divulgação


Serviço

São Miguel Mais Humana: Rua para Todos

Local: Praça Getúlio Vargas Filho

Data: 19 de novembro de 2016

Horário: 10h às 17h

Evento aberto ao público

Mais informações: https://goo.gl/VG9w7g  

 

Atenção! A mudança no tráfego no dia do evento será feita conforme o desenho abaixo:

 

Leia também:

Ações de rua agitam a Virada Sustentável neste fim de semana em SP 

Guia do Espaço Público

São Paulo precisa desacelerar e acalmar os ânimos

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário