Fim de semana violento no DF: 17 motoristas alcoolizados, morte e atropelamento de ciclistas

Saldo do fim de semana no DF: 17 veículos apreendidos por falta de CNH e outras irregularidades; um ciclista morto no Lago Sul e grupo de 40 ciclistas atropelado no Gama

Notícias
 

Fonte: G1/ Mobilize (edição)  |  Autor: G1  |  Postado em: 28 de novembro de 2016

Veículo que atropelou ciclista no sábado, no Jardi

Veículo que atropelou ciclista no sábado, no Jardim Botânico

créditos: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

O Detran do Distrito Federal apreendeu 17 veículos de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool entre as 6h de sexta-feira (25) e as 23h59 de domingo (27). Outros 129 carros e motos também foram apreendidos no período, por falta do documento original, direção sob efeito de álcool, falta de habilitação adequada para direção, falta de carteira de habilitação, estacionamento irregular, placa ilegível ou “manobra de exibição”.

 

Neste final de semana, houve pelo menos três acidentes de trânsito com ciclistas e, em um deles, a vítima morreu após ficar três em coma no Hospital de Base.

 

Carta aberta

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Cleonio Dourado, escreveu uma carta aberta em uma rede social para pedir mais segurança aos ciclistas. A iniciativa foi tomada depois que ele viu três pessoas serem atropeladas por um motorista enquanto pedalavam no Gama, na última sexta-feira (25). Eles estavam no grupo de, aproximadamente, 40 ciclistas atingidos pelo carro. De acordo com a corporação, o condutor do veículo, de 29 anos, não ficou ferido. 

 

Na publicação, Dourado pede aos motoristas que protejam os ciclistas nas vias do DF. Em tom emocionado, o bombeiro apela à consciência dos condutores e afirma que "está perigoso pedalar no DF".

 

O atropelamento do trio, na sexta-feira (25), aconteceu por volta das 23h na DF-450, na região próxima ao Caub e ao Balão do Periquito. Uma ciclista de 40 anos foi atendida e levada ao Hospital Regional do Gama, com suspeita de fratura no braço esquerdo.

 

Os outros atingidos, um homem de 40 anos e uma mulher de 49, tiveram ferimentos leves em razão da queda. Eles foram atendidos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros, e o homem precisou ser levado ao Hospital do Gama.

 

Cicilistas atropelados em acostamento na DF-480 iam em direção ao Gama. Foto: Divulgação CBMDF

 

Imagens feitas pelos bombeiros no local mostram que as bicicletas atingidas ficaram pela pista, danificadas pelo impacto. Em uma das bikes, a roda de aço entortou com a força da colisão. Durante o atendimento, apenas uma das faixas da rodovia ficou liberada para o trânsito de veículos, gerando um pequeno congestionamento no local.

 

Ciclista morto 

No sábado, um ciclista de 25 anos foi atingido por uma caminhonete na DF-035 e sofreu parada cardiorrespiratória, traumatismo craniano e fratura na pélvis. Com a força do impacto, a bicicleta foi partida ao meio. Três horas depois, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Base.

 

O motorista da caminhonete diz que não teve tempo para frear e tentou socorrer a vítima. Ele foi levado ao Instituto Médico Legal para checar se ingeriu álcool, mas o resultado não foi divulgado até a publicação desta reportagem.

 

Leia também:

Mobilidade na capital federal: obras, promessas e desesperança

40% das mortes no trânsito em São Paulo têm relação com uso de álcool 

Velocidade no trânsito e acidentes: acertando conceitos 

Organização Pan-americana de Saúde sugere velocidade inferior a 50 km/h

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário