Volkswagen cria empresa de mobilidade

Para tentar driblar crise e escândalos, VW lança a marca Moia, que inicialmente fabricará ônibus e carros conectados como soluções de transporte urbano

Notícias
 

Fonte: R7  |  Autor: R7  |  Postado em: 05 de dezembro de 2016

Marca começará na Alemanha, com carros conectados

Marca começará na Alemanha, com carros conectados e ônibus

créditos: Car.blog

 

A Volkswagen anunciou hoje (5) sua nova marca para mobilidade. Batizada de Moia, a unidade funcionará sob o guarda-chuva do grupo e deve fabricar, numa primeira etapa, ônibus e frotas de carros conectados como soluções de transporte urbano. Posteriormente, os carros autônomos (sem motorista) devem fazer parte da oferta. A unidade já nasce sendo vista como o segundo pilar de negócios da montadora.

 

O comando da nova unidade ficará com o atual CEO da VW, Ole Harms, que havia comandado uma diretoria de soluções de mobilidade no grupo. 

 

A montadora vem lutando para recuperar prestígio depois do escândalo de adulteração de estudos de emissão de gases tóxicos em seus veículos. O caso causou uma série de crises na empresa, com trocas seguidas de executivos e um prejuízo em vendas e percepção da marca de alguns milhões de dólares. Este mês, 23 mil empregos da VW foram cortados na Alemanha.

 

Durante o anúncio da Moia, Harms disse que a empresa trabalhará sem grandes modelos polêmicos ou que causem atritos com o que existe. O foco será nas soluções para os grandes centros urbanos, que estão crescendo cada vez mais e tornando-se complicados para locomoção. “Nos vemos como parceiros das cidades e vamos procurar soluções complementares para o que existe”, destacou.

 

Início na Alemanha

A Moia começará a implementar as soluções de transporte pela Alemanha, casa da VW. O grupo tem um contrato recente com Hamburgo para fornecer novos meios de transporte que desafoguem o trânsito e emitam menos poluição. Há grandes chances de Berlim ser outra cidade a usar a Moia em breve. A montadora já detinha uma negociação avançada com a administração da capital alemã.

 

O sucesso nas duas cidades pavimentará o caminho da Moia como fornecedora de carros conectados, e futuramente carros autônomos, para toda a Europa. A expectativa é que ao final de 2017, ambas as cidades tenham soluções rodando da Moia.

 

Leia também:

Emissões veiculares: no mundo real é pior 

Europa planeja mobilidade do futuro. Sem combustíveis fósseis 

Alemanha quer proibir veículos a combustão até 2030 

Os padrões de qualidade do ar no Brasil e o caso VW 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário