Prefeitura de João Pessoa perde R$ 188 mi para o BRT

Por falta de projeto, que não foi entregue no prazo exigido, a capital da Paraíba ficará sem os recursos do PAC destinados à obra do Bus Rapid Transit

Notícias
 

Fonte: PB Agora  |  Autor: PB Agora  |  Postado em: 11 de janeiro de 2017

João Pessoa perde recursos do PAC para o BRT

João Pessoa perde recursos do PAC para o BRT

créditos: Divulgação

 

Notícia triste para a população da cidade de João Pessoa: a capital paraibana acaba de perder R$ 188 milhões destinados à construção e implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit). 

 

A portaria nº 632 de 29 de dezembro de 2016, do Ministério das Cidades, publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição de 30 de dezembro, torna insubsistente as propostas de financiamento para mobilidade urbana da capital, direcionadas para o BRT, pertencentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de 2013 e 2014.

 

O motivo para o cancelamento do envio dos recursos foi a falta de um projeto que deveria ser feito pela Prefeitura de João Pessoa. Os investimentos não tiveram o projeto após quase cinco anos de sua aprovação pelo Governo Federal.

 

As propostas de mobilidade urbana que tiveram recursos cancelados são as da Ampliação da Rede Integrada de Corredores de Transportes, Implantação de via e binários nos corredores Avenida 2 de Fevereiro, Pedro II e Tancredo Neves, Hilton Souto Maior e Anel Viário UFPB.

 

Os recursos que haviam sido liberados pelo PAC eram do Orçamento Geral da União (OGU) e financiamento da Caixa Econômica Federal, em 2012, pelo então ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro. Havia então a determinação por portaria de um prazo de 18 meses para que a Prefeitura apresentasse projetos para as propostas selecionadas.

 

Ainda de acordo com o texto, “o não atendimento ao prazo estabelecido inviabilizará a celebração do termo de compromisso ou contrato de operação de crédito para execução da obra, excluindo a proposta dos empreendimentos selecionados para o PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades”. Foi o que aconteceu.

 

Leia também: 

BRT de João Pessoa pode sair do papel em março

Obras do BRT de João Pessoa: sem previsão para início, diz secretário

Mobilidade ainda é desafio em João Pessoa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário