Conheça o bonde moderno de Veneza

Implantado em 2010, sistema de (VLP) Veículo Leve sobre Pneus liga a cidade italiana de Veneza à localidade de Mestre. E no futuro, ao aeroporto

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 16 de janeiro de 2017

VLP circula em rua de Mestre (Veneza) pelo trilho

VLP circula em rua de Mestre (Veneza) pelo trilho central

créditos: Reprodução ErebosSan

Mestre é a última estação de trem antes da laguna na qual a cidade de Veneza foi construída, entre os séculos 6 e 13. Trata-se, na verdade, de um bairro de Veneza, onde acontece a vida cotidiana que os turistas não vêem.

 

Até os anos 1950, os moradores de Mestre contavam com linhas de bondes que ligavam seu centro à famosa cidade dos doges, mas como em várias partes do mundo, os velhos bondes foram aposentados e seus trilhos substituídos por camadas de concreto e asfalto.

 

Sessenta anos depois, em 2010, os bondes, ou melhor, trams, voltaram à cidade, mais modernizados, computadorizados e circulando sobre pneus. São na verdade VLPs (veículos leves sobre pneus), que hoje fazem a conexão Mestre-Monte Celo-Veneza e no futuro serão estendidos até o aeroporto internacional. 

 

 

O sistema é operado pela empresa ACtv, a mesma que administra o sistema de barcas do "vaporetto", ônibus urbanos, estacionamentos e outros itens de mobilidade do município. Elétricas, as composições do VLP funcionam guiadas por um único trilho central, o que reduz o custo de implantação do sistema. Medellín (Colômbia), Shanghai (China), Pádua (Itália) e Paris, na França, também utilizam o mesmo sistema, que foi desenvolvido pela Lohr Industrie e pela Alstom.

 

Trilho central guia as composições

 

 

 

Mapa das linhas de VLP em Mestre-Veneza

 

 

Para saber mais, acesse o site actv.avmspa.it


Leia também: 
Você sabe o que é o VLP?
Curitiba recebe três propostas para redes de transportes
Medellín, na Colômbia, inaugura linha de VLP

 

 

 

 

  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário