Prefeitura de SP pode liberar faixa de ônibus da Giovanni Gronchi a carros

Liberação na região do Morumbi será para veículos com mais de uma pessoa, a exemplo do que já foi feito pela gestão Doria para o viaduto Nove de Julho, no centro

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2017

Faixa exclusiva de ônibus na Av. Giovanni Gronchi

Faixa exclusiva de ônibus na Av. Giovanni Gronchi

créditos: Ricardo DAngelo

 

As faixas de ônibus da Avenida Giovanni Gronchi, na zona sul da capital paulista, criaram polêmica e desagradaram comerciantes e moradores, como os do condomínio de luxo Portal do Morumbi, que chegaram a entrar na Justiça contra o espaço, e perderam. Agora, podem ser liberadas para carros pela Prefeitura.

 

O modelo, que ainda está sendo estudado, deve ser o mesmo adotado no Viaduto Dr. Plínio de Queiroz, sobre a Avenida Nove de Julho, na região central, que liberou a veículos de passeio com mais de uma pessoa voltarem a poder circular no espaço antes exclusivo aos passageiros do transporte coletivo.

 

A confirmação do estudo foi feita pelo próprio secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Sérgio Avelleda, em trajeto feito na manhã de hoje (14) com o vice-prefeito Bruno Covas. Ambos saíram da região do Morumbi, onde mora Covas, e foram até a prefeitura no Viaduto do Chá, no Centro.

 

“Hoje a gente tem um gargalo muito grande para o veículo particular e o ônibus tem mais liberdade…", disse Avelleda aos jornalistas.

 

E completou: "Nós estamos estudando ali a mesma política que adotamos no Viaduto Plínio de Queiroz. Buscar um equilíbrio, favorecendo o uso do carro compartilhado, que não prejudica o tempo de viagem do ônibus e melhora a vida de quem está sozinho, porque quem está compartilhado vai para a faixa… Estamos analisando a Avenida Giovanni Gronchi, o volume de tráfego de veículos, volume de tráfego de ônibus e passageiros transportados para decidir a intervenção que vai ser feita.” 

 

Decisão da Justiça 

Na última decisão sobre o caso (13 junho de 2016), a Justiça entendeu que a faixa de ônibus no local é política de mobilidade urbana, como noticiou na ocasião o Diário do Transporte. Relembre:

 

"As faixas de ônibus nas ruas Marechal Hastimphilo de Moura e São Pedro Fourier, que fazem parte do polêmico complexo destes espaços na avenida Giovanni Gronchi, na região do Morumbi, ficam, e o município de São Paulo tem o direito legal de implantar as faixas para o transporte coletivo pela cidade sem a necessidade de audiência pública."

 

A decisão foi dada no dia 13 de junho de 2016 pelo juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, e publicada no Diário Oficial do Estado, que na época negou mandado de segurança movido pelo Condomínio Portal do Morumbi. 

 

As faixas dedicadas para o transporte coletivo nesta área da zona sul foram implantadas pela Prefeitura de São Paulo no dia 1º de fevereiro de 2016, inicialmente num trecho de 3,8 km, e em seguida na Avenida Giovanni Gronchi, entre as avenidas Guilherme Dumont Villares e Carlos Caldeira Filho, um novo trecho de 1,4 km.

 

Leia também:

Em SP, 1ª via a ser reaberta para carro será em viaduto na 9 de Julho 

Prefeitura de SP quer que cobrador de ônibus vire motorista

Nova faixa de ônibus aumenta velocidade do carro na zona sul de SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário