Obras do metrô de Salônica, na Grécia, revelam praça do século VI

Autoridades discutem agora como deverá ser feita a preservação dos restos da praça bizantina encontrados na cidade grega

Notícias
 

Fonte: Terra  |  Autor: Terra  |  Postado em: 21 de fevereiro de 2017

Rua de antiga cidade bizantina pavimentada com már

Rua de antiga cidade bizantina: um dos achados das obras

créditos: archaeology.wiki

 

As obras para a construção da primeira linha de metrô da cidade grega de Salônica, no norte do país, revelaram os restos de uma praça bizantina do século VI, publicou a imprensa local nesta terça-feira (21).

 

A praça oval, com colunas e pavimentada em mármore, é uma descoberta arqueológica relevante, já que uma construção de estilo romano similar só foi vista até hoje na cidade de Jerash, na atual Jordânia. A diferença, no entanto, é que os restos achados na segunda maior cidade grega estão em péssimo estado de conservação. Agora, cabe ao Conselho Central Arqueológico (KAS) decidir os próximos passos sobre a preservação parcial ou total do local.

 

Outro achado arqueológico

A descoberta está muito perto de outra área arqueológica encontrada também durante a construção do metrô: a avenida bizantina da Salônica, o 'decumanus maximus' da cidade romana à época. Um acordo para a restauração e conservação da rua foi assinado recentemente pelo KAS e pela ministra de Cultura da Grécia, Lydia Koniordou.

 

Leia também:

VLT de Santos: obras paradas por falta de licença 

Avenida em Cuiabá passa por estudo arqueológico para implantar VLT

Escavação revela que traçado do VLT é quase o mesmo de bondes do séc XIX 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário