No dia da bicicleta, BikePoa celebra 1 milhão de viagens

Para marcar o Dia Mundial da Bicicleta, os que mais usaram o serviço ganharam passe livre por um ano no programa de bikes públicas de Porto Alegre

Notícias
 

Fonte: Correio do Povo/ Portal PMPA  |  Autor: Correio do Povo/ Portal PMPA  |  Postado em: 19 de abril de 2017

Evento celebra uso de 1 milhão de bikes públicas e

Evento celebra uso de 1 milhão de bikes públicas em POA

créditos: Brayan Martins/ PMPA

 

O sistema de bicicletas públicas de Porto Alegre, o BikePoa, comemora nesta quarta-feira (19), Dia Mundial da Bicicleta, 1 milhão de viagens realizadas. A marca foi celebrada pela Prefeitura na manhã de hoje com o evento “Um Milhão de Pedaladas”, na Estação Iberê Camargo, zona sul da capital.

 

Durante a festividade, a usuária que fez a milionésima viagem do programa de bicicletas compartilhadas- a engenheira civil Camila da Silveira Machado - foi contemplada com o Passe Livre no sistema por um ano. Também os cinco usuários que mais utilizaram as bikes desde o início da implantação do serviço, em 2012, foram contemplados com o prêmio.

  

“Ficamos felizes com o primeiro milhão de viagens do BikePoa, pois isso demonstra que as 'laranjinhas' estão contribuindo para as pessoas se deslocarem pela cidade de uma maneira sustentável e saudável”, disse o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.

 

BikePoa

Atualmente, o BikePoa conta com 195 mil usuários cadastrados, abrangendo 13% da população de Porto Alegre. Pelo menos 70% das viagens são feitas durante a semana, no horário das 16h às 20h. As 'magrelas' estão espalhadas por 40 estações na cidade, sendo as do Shopping Praia de Belas, Shopping Barra Sul e Redenção as mais procuradas pelos usuários.

 

“Esses dados mostram fortes características de uso das bikes, além de viagens de lazer, também como deslocamento para o trabalho”, explica Soletti.

 

Segundo a EPTC, as viagens com as laranjinhas, desde o início,  deixaram de emitir mais de 350 toneladas de CO2 na atmosfera, volume que poderia ter sido gerado pelo uso do carro. As estações de bikes utilizam energia solar e comunicação wireless para se conectar com o sistema integrado.

 

Leia também:

Licitação do Bike Poa: envelopes serão abertos hoje 

Começa o Fórum Mundial da Bicicleta, na Cidade do México 

Em Porto Alegre, ciclistas saem às ruas com Respeitômetros 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário