Uma "superquadra" voltada a pedestres e ciclistas, em MT

Campo Novo do Parecis, cidade a 400 km da capital mato-grossense, anuncia plano de construir um espaço público de lazer e cultura numa área de quase 115 mil m²

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil*/ Prefeitura  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de maio de 2017

Área de 114.550 m² será transformada em

Área de 114.550 m² será transformada em "Superquadra" em MT

créditos: Divulgação

 

Um novo conceito de uso e integração do espaço público está sendo adotado em um ambicioso projeto urbanístico na cidade de Campo Novo do Parecis, a 400 km da capital de Mato Grosso. 

 

Trata-se da primeira “superquadra” do estado, apresentada pela Prefeitura no início de maio, e que deve ocupar uma ampla área de 114.550 m² onde hoje se encontra a feira municipal, o mini estádio e o ginásio da cidade.

 

Área de 114.550 m², hoje ocupada pela feira municipal, vai virar 'superquadra' para a população. Imagem: Divulgação 

 

O arquiteto urbanista da Prefeitura, Carlos Oseko, responsável pela proposta, explicou que depois o projeto será ampliado e replicado em outros bairros da cidade.

 

Segundo Oseko, o projeto urbanístico 'Superquadra Zona 30', como é denominado, consiste "na melhor organização e otimização das edificações e equipamentos comunitários, de modo a tornar o ambiente mais atrativo e aumentar o fluxo de pessoas em todo o complexo, além de ampliar as opções do espaço público para realização de atividades esportivas, de lazer e eventos artístico-culturais", detalhou o arquiteto.

 

Explicou ainda que "neste primeiro o projeto haverá a demolição e retirada de barreiras visuais (muros e grades), elevação das ruas junto ao nível das calçadas, transplante de arborização e otimização de outros espaços de convivência".

 

Projeto prevê melhoria de calçadas e construção de ciclovias. Imagem: Divulgação

 

Outro aspecto importante do projeto é criar "faixas de circulação de veículos onde o limite de velocidade será reduzido para até 10 km/h nas áreas próximas aos espaços de pedestres”, afirmou.

 

Cidades para pessoas 

A implantação de superquadras – lugares seguros e sustentáveis, com prioridade de pedestres e ciclistas - consta entre os eixos de ação do Plano de Requalificação e Regeneração Urbana (PRRU), aprovado pelo município. 

 

Por sua vez, esse plano está baseado, explica Oseko, nos "17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nova Agenda Urbana das Nações Unidas", documento que orienta a urbanização sustentável de municípios pelos próximos 20 anos. 

 

A meta é melhorar a qualidade de vida da população, completa o arquiteto, com o aumento das opções de convivência e incentivo à mobilidade ativa. Para tanto, a intenção é promover a melhoria das calçadas e ciclovias, e o desenvolvimento de espaços públicos e áreas verdes, entre outras ações.

 

Visão geral do projeto urbanístico 'Superquadra Zona 30', em Campo Novo do Parecis. Imagem: Divulgação 

 

*Sugestão de pauta enviada pelo leitor do Mobilize, arquiteto Carlos Oseko.

 

Leia também:

Cuiabá ganha três quilômetros de ciclovias em dois anos 

Calçadas, ciclovias e muito verde: revitalização de Lisboa inicia em março

Projeto do Cais Mauá em Porto Alegre prevê calçadão e novas praças 

Campo Grande é palco do lançamento da campanha "A Bicicleta nos Planos" 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário