Jaime Lerner promete novidades na mobilidade em São Paulo

Contratado numa parceria entre a prefeitura e o Secovi, o urbanista trabalha para renovar algumas áreas da cidade. E também um "novo sistema de transporte"

Notícias
 

Fonte: Haus  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de maio de 2017

Criador e criatura: Lerner e seus ônibus em calhas

Lerner e seus ônibus em calhas exclusiva. Agora em São Paulo

créditos: Foto: Gazeta do Povo

A equipe do arquiteto Jaime Lerner continua trabalhando em propostas para melhorar o ambiente urbano em São Paulo. Lerner foi contratado em abril passado pela Prefeitura de São Paulo em uma parceria da gestão municipal com a iniciativa privada, no caso o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), para desenvolver projetos de revitalização em vários pontos da cidade. Mobilidade urbana, paisagismo e habitação são três pontos-chave do plano, que envolve a problemática área da Cracolândia, no bairro de Campos Elíseos, ao lado da Sala São Paulo.

 

Em entrevista à revista Haus, de Curitiba, na semana passada, Lerner revelou sua intenção de mudar o atual sistema de transporte no centro da capital paulista. “Vamos apresentar em algumas semanas as primeiras ideias. Entre elas, obviamente, um novo sistema de transporte”, declarou o urbanista. “Uma cidade muda quando a população quer mudar. Minha tarefa é propor cenários que todos entendam como desejáveis. Eles vão ajudar a fazer acontecer.”

 

Referência internacional
Jaime Lerner ficou conhecido internacionalmente a partir de suas propostas urbanísticas para a cidade de Curitiba, nos anos 1970, entre elas os corredores exclusivos de ônibus, as estações tubo e o conceito dos Eixos Estruturais, avenidas que concentram serviços, grandes edifícios e transporte de massa. Engenheiro civil formado pela UFPR, após a conclusão de seu curso Jaime Lerner obteve bolsa de estudos na França, quando atuou como estagiário no projeto para Toulouse le Mirail, no escritório Team X. O projeto buscava a criação de uma zona de grande concentração de atividades e de elevada densidade habitacional com o objetivo de "revalorizar a rua”. E segundo o pesquisador Salvador Gnoato (ver artigo no site Vitruvius), as propostas para os Eixos Estruturais de Curitiba guardam algumas semelhanças com o projeto francês.

 

Leia também:
Só corredor de ônibus não resolve transporte em SP, diz Lerner"
Quer ajudar o meio ambiente? Use menos o seu automóvel 
Projeto Terra Mar de Jaime Lerner para Floripa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Leonardo Silva - 17 de Maio de 2017 às 12:04 Positivo 1 Negativo 0

Engenheiro Civil não! ARQUITETO E URBANISTA.

Leonardo Silva - 17 de Maio de 2017 às 12:03 Positivo 1 Negativo 0

Engenheiro Civil não! ARQUITETO E URBANISTA.

Clique aqui e deixe seu comentário