Estações do metrô de Teresina estão cheias de mato e lixo

Usuários reclamam também da estrutura. Companhia Metropolitana de Transportes Públicos diz que faz manutenção, e que reformas dependem de autorização do governo do PI

Notícias
 

Fonte: Capital Teresina  |  Autor: Mariana Viana  |  Postado em: 18 de maio de 2017

Metrô

Metrô "submerso" pelo mato alto em Teresina

créditos: Francisco Gilásio

 

Usuários do metrô de Teresina reclamam da grande quantidade de mato próximo às estações do transporte público. No bairro Dirceu II, zona Sudeste da capital, o matagal tem mais de 90 cm de altura, segundo informações de populares. Além disso, a sujeira toma de conta do local, que acumula sacolas velhas, latas de refrigerante vazias e até animais mortos.

 

O morador do bairro José Maria Lopes decidiu, por conta própria, limpar o entorno e até aproveitou a área para plantar sementes de milho e feijão (sic). “Eu fiz isso para evitar que o mato se espalhasse. Mas, com relação ao lixo, não tem jeito. Todo dia as pessoas sujam a estação e a Companhia Metropolitana faz tempo que não limpa”, afirma.

 

A resposta da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) é que o trabalho de limpeza das estações é feito semanalmente. Além disso, informa que neste mês o serviço de capina foi intensificado devido ao período chuvoso que fez com que a vegetação crescesse rapidamente.

 

Reforma

Outra reclamação constante dos usuários do metrô é sobre a precariedade das estações e do trem. “As estações estão todas velhas, com peças enferrujadas. Do mesmo jeito está o trem: com os assentos velhos, partes enferrujadas, parte elétrica danificada... Além disso, as portas quase sempre estão abertas, o que oferece risco para os passageiros”, reclama Marcela Fernandes, usuária do metrô de Teresina.

 

Em 2016, o presidente da CMTP, Antônio Sobral, comunicou que a Secretaria do Tesouro Nacional tinha autorizado o governo do Piauí a solicitar empréstimo de R$ 215 milhões para ampliação e modernização da estrutura do metrô de Teresina. O projeto prevê a revitalização da linha já existente, recuperação dos trilhos e dormentes; modernização do sistema elétrico, sinalização e comunicação e o fechamento de toda a faixa metroviária.

 

Até o momento no entanto nenhuma obra de reestruturação foi realizada. De acordo com informações da CMTP, a execução do projeto depende da autorização do governo do estado. Enquanto isso, a Companhia diz que faz o trabalho rotineiro de manutenção das linhas.

 

Lixo toma conta do entorno das estações do metrô. Foto: Francisco Gilásio 


Leia também:

Prefeitura de Teresina desiste de construir terminal em praça arborizada 

Entenda como funciona o novo sistema de integração de Teresina

Teresina pode trocar metrô por VLT 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário