Com 10 mil ciclistas/dia, Guarujá lança selo Cidade Amiga do Ciclista

Criado por empresários do turismo, prefeitura, grupos de ciclistas e meio ambiente, proposta do selo é dar mais visibilidade ao uso da bicicleta na cidade da Baixada-SP

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Ass. Agência Amigo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de junho de 2017

Balsa de travessia Santos-Guarujá, lotada de cicli

Balsa de travessia Santos-Guarujá, lotada de ciclistas

créditos: Reprodução

No domingo em que a cidade do litoral paulista faz aniversário, no próximo dia 2 de julho, haverá o lançamento do selo ‘Guarujá - Cidade Amiga do Ciclista’. A iniciativa é das entidades representativas do setor de viagens e turismo, que juntamente com a Prefeitura pretendem promover o desenvolvimento sustentável na cidade e ampliar a visibilidade da região da Baixada Santista como destino turístico.  

Mais do que uma ação ciclística, o projeto de autoria da Associação dos Proprietários de Meios de Hospedagem do Guarujá (Aprohot) busca abranger outras áreas como turismo, saúde, esporte, mobilidade urbana e meio ambiente. O objetivo, além de estimular a mobilidade urbana sustentável, também é atrair o turista-ciclista, que busca nas praias do litoral vias de acesso apropriadas para pedalar com conforto e segurança.

 Cidade da bicicleta

Com relevo plano em quase sua totalidade, a cidade do Guarujá conta com 23,7 km de vias exclusivas para o ciclista, sendo que, destas, 10,6 km acompanham a orla das praias da cidade, e proporciona o tempo todo vistas de belas paisagens naturais.

Hoje, o Guarujá reúne nove grupos de pedal que fazem passeios semanais, diurnos e noturnos, pela região. Também o uso da bicicleta como modalidade de transporte é enorme e incessante: são cerca de 10 mil ciclistas que diariamente fazem intercâmbio intercidades (Guarujá/Santos/Bertioga) para se deslocar por meio das balsas de interligação, em direção aos seus postos de trabalho.

O evento de lançamento do selo Cidade Amiga do Ciclista será no dia 2 de julho, na Praça Expedicionários, Praia das Pitangueiras, a partir das 9 horas. Entre outras atividades, haverá sorteios de brindes, show com DJ, espetáculo de dança e oficina gratuita para as bikes. 

Leia também:
Ciclovias de Guarujá precisam de melhorias
Prefeitura de Guarujá (SP) realiza audiência pública de mobilidade urbana

Guarujá quer ampliar largura das ciclovias após rejeição de ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário