SP lança chamamento público para sistema do bilhete único

Governos estadual e municipal anunciaram hoje (28) ao setor privado chamamento para estudos de interesse na operação do sistema de bilhetagem do transporte público

Notícias
 

Fonte: Terra/ Governo de SP  |  Autor: Terra  |  Postado em: 28 de agosto de 2017

Bilhete único de SP deve passar à iniciativa priva

Bilhete único de SP deve passar à iniciativa privada

créditos: Reprodução

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (28), em parceria com a prefeitura de São Paulo, o lançamento de  chamamento público para propostas à concessão do sistema de bilhete único de transportes na capital paulista.

Com a medida, estado e município esperam cortar custos de 238 milhões de reais - sendo 107 milhões da prefeitura e 53 milhões do estado - gerados pela manutenção e operação do sistema de bilhetagem, que será repassado à iniciativa privada.

"Tivemos (estado e prefeitura) um prejuízo de mais de 100 milhões de reais com fraudes. O setor privado terá condições muito mais avançadas e rápidas de combate à fraude", disse no anúncio o prefeito paulista, João Doria (PSDB), sem dar detalhes sobre o período de perdas.

"Todo o sistema será colocado em celulares e smartphones. Vamos seguir nessa linha, gradualizando a transição para a tecnologia muito mais moderna dos celulares", acrescentou.

Atualmente o sistema de bilhete único é aceito em ônibus, metrôs e trens da capital. Ao todo, são 14,4 milhões de cartões ativos e 13,6 milhões de viagens realizadas diariamente.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) reiterou que não haverá custo adicional para os usuários e que a iniciativa privada poderá obter receitas com novas possibilidades de exploração do sistema.

Governador e prefeito também garantiram, sem dar detalhes, a segurança dos dados dos consumidores, ponto questionado por ativistas de privacidade.

O prefeito afirmou que algumas empresas do setor privado manifestaram interesse no sistema de bilhetagem, no entanto, não quis identificá-las ou dar mais detalhes.

Os interessados terão até 40 dias para apresentar seus estudos. Prefeitura e estado esperam que o sistema seja concedido até o final deste ano ou início de 2018.

Leia também:
Prefeitura de SP quer concessões do transporte lançadas em conjunto
Lançada consulta pública sobre concessão de terminais de ônibus em SP
Prefeitura de SP quer que cobrador de ônibus vire motorista


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário