Feira de bicicletas em SP abre debate sobre mobilidade urbana

Brasil Cycle Fair, de 22 a 24, traz palestras, "desfiles de ciclistas" e até uma ciclofaixa para permitir chegar pedalando do transporte público ao local do evento

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ BCF  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de setembro de 2017

Palestra sobre bike na edição anterior da Brasil C

Palestra sobre bike na edição anterior da Brasil Cycle Fair

créditos: Divulgação BCF

De 22 a 24 de setembro, a capital paulista será palco da Brasil Cycle Fair, feira de referência voltada ao mercado de bicicletas e equipamentos para ciclistas. Nesta edição de 2017, a programação abre espaço de destaque para o debate que coloca a bicicleta no contexto da mobilidade urbana, um olhar que vai além do foco no esporte e no lazer.

Basta dizer que, para permitir aos ciclistas chegarem mais facilmente à feira, que acontece na São Paulo Expo, até uma ciclofaixa será instalada conectando o local do evento, na zona sul da cidade, ao transporte público no terminal Jabaquara de ônibus e metrô. 

Palestras
Durante a feira, haverá palestras com cicloativistas, especialistas e  pesquisadores da mobilidade ativa. Os Cycle Talks, por exemplo, são palestras rápidas e dinâmicas, que devem prender a atenção do público com informações rápidas, simples e objetivas sobre o universo da bike. Ao final, haverá debate com os interessados, mediado pelos ativistas Renata Falzoni e Daniel Guth. A curadoria é da Aliança Bike, Ciclocidade e Bicicleta para Todos. As palestras acontecem no palco do setor B e, nos intervalos, os visitantes poderão assistir a shows musicais e às atrações da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike. 

Circuito Tem Bici/Itaú
A Brasil Cycle Fair disponibilizará bicicletas e uma ciclofaixa que sairá do Terminal Jabaquara e levará até o local do evento. Serão 50 bicicletas em cada ponto para auxiliar no transporte consciente e sustentável dos participantes do festival. Esta iniciativa tem apoio  do Banco Itaú. 

Desfile de Bicicletas - Bicycle Mayor
No sábado (23), das 19h até às 20h30, será feito o lançamento da iniciativa global "Bicycle Mayor", com um desfile de ciclistas em paralelo à apresentação do projeto no palco principal. Criado na Holanda, o projeto já foi implantado em Amsterdã, Sidney, México, entre outros lugares do mundo. Em cada local são escolhidos embaixadores que passam a ser nomeados como “Bicycle Mayor/Prefeito da Bike”. e que assumem o desafio de atuar para acelerar a expansão do ciclismo nas cidades. O objetivo é atingir a marca de mais um bilhão de pessoas pedalando. Para falar a respeito, estarão presentes o secretário de Mobilidade e Transporte de São Paulo, Sérgio Avelleda, e um representante do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo. Para representar a cidade de São Paulo, foi escolhido como nosso embaixador o ativista JP Amaral, do grupo Bike Anjo. 

Aplicativos
Grupo de desenvolvedores, designers, empreendedores e especialistas em mobilidade ficarão reunidos por dois dias em torno do Tech Cycle Challenge, atividade que trabalhará o desenvolvimento de plataformas digitais como aplicativos, chatbot e sistemas para trazer mais tecnologia para o setor e melhorar a mobilidade. 

Competições
Como é esperado, as atrações esportivas, ao lado das novidades em bikes e equipamentos, são o destaque na Brasil Cycle Fair. Uma delas é a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB), que acontece pela primeira vez na capital paulista e reunirá atletas de diferentes estados para disputar numa pista de aproximadamente cinco quilômetros. Haverá também o Campeonato Brasileiro de BMX Super Spine, maior circuito de BMX profissional da América Latina, que deve oferecer um show de manobras radicais no complexo externo do evento. 

Para quem procura a Brasil Cycle Fair em busca de uma bike para comprar, a dica é a área de Test ride Urbano (Speed e Triatlon) e Mountain Bike, que permite experimentar aparatos e tecnologia de bicicletas de marcas famosas, num percurso de cerca de dois quilômetros de asfalto.

Leia também:
Brasil Cycle Fair, de 22 a 24/9 em São Paulo
Cidades de Pequeno Porte com Alto Uso de Bicicleta
Bicicleta não é só mobilidade urbana
Bicicleta e seu impacto na economia da cidade

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário